Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

Atualidades Segunda-feira, 15 de Janeiro de 2024, 08:30 - A | A

15 de Janeiro de 2024, 08h:30 - A | A

Atualidades / Perimetral Rogério Silva

Demora na intermitência dos semáforos estressa motoristas

A ESPERA DE MOTORISTAS NOS SEMÁFOROS DA AVENIDA ROGÉRIO SILVA É DE 88 E 90 SEGUNDOS. MUITOS CONSIDERAM QUE ESSE TEMPO PODERIA SER MENOR, SEM QUE HOUVESSE PREJUÍZO NA SEGURANÇA DO TRÂNSITO. PAGINA 7



Ilson Machado: Reportagem/ Mato Grosso do Norte

A mobilidade urbana é um conceito bastante discutido nas políticas públicas que envolvem o planejamento das cidades, por tratar-se da maneira como as pessoas se locomovem pelos espaços geográficos urbanos, além de interferir diretamente no bem-estar social da população.
Alta Floresta, atualmente é uma cidade em acelerado processo de crescimento, o que reflete no trânsito, como consequência de um aumento considerável de concentração populacional e na frota de veículos.
De acordo com o Censo 2022, no município que tem uma extensão territorial de 8.955,410 km2, circulam hoje entre ruas e estradas vicinais, 53.513 veículos automotores tais como: automóveis, motos, caminhões e máquinas agrícolas.
Um dos problemas que aflige a vida dos munícipes está na região urbana onde carros, motos e pedestres, disputam concorrendo os espaços em ruas e avenidas, principalmente nas perimetrais que são vias criadas para o desafogamento do trânsito.
Um exemplo é a Perimetral Rogério Silva, que em determinados horários do dia, conhecidos como hora do pico, ou hora do rush é grande o número de veículos trafegando.
E onde há trânsito, ocorrem acidentes. Tentando evitar esse mal ocasionado geralmente pela falta de atenção de alguns motoristas ou até mesmo pelo abuso da velocidade, a prefeitura de Alta Floresta decidiu em novembro de 2021, instalar semáforos ao longo da Perimetral Rogério Silva.
A intensão foi boa, mas ao tentar resolver um problema, acabou criando outro, que tem tirado a paciência e causado estresse na grande maioria dos motoristas usuários da via, que não fazem questão de esconder o descontentamento provocado pela intermitência dos semáforos que chega a durar até um minuto e meio, causando ansiedade nos condutores, além de atraso em compromissos.
Depois de dois anos de funcionamento dos semáforos, a reclamação dos motoristas que passam pelos locais é sempre a mesma: o tempo de abertura dos semáforos que faz com que, o fluxo fique estagnado gerando perda de tempo.
“É um absurdo!”. Esta é a fala da moradora do Boa Nova-1, Luciara Alves, ao expressar sua frustração com a demora em um semáforo que atende o entroncamento da Perimetral com a Avenida Nossa Senhora Aparecida.

A espera de motoristas nos semáforos da Avenida Rogério Silva é de 88 e 90 segundos. Muitos consideram que esse tempo poderia ser menor, sem que houvesse prejuízo na segurança do trânsito

Segundo ela, a espera é entediante porque em grande parte do dia o número de veículos que passam pelo local é bem pequeno e classifica o problema como “um absurdo”.
Gilmar Hanshelds, que trabalha no ramo da Construção Civil, destaca que os semáforos em questão sempre foram problemáticos, impondo aos motoristas longo tempo de espera.
Segundo ele, “o semáforo fica verde apenas por um curto período, permitindo uma passagem muito rápida antes de fechar novamente, o que de acordo com Gilmar, a pressa dos motoristas em cruzar logo o sinal verde, pode ser predominante no acontecimento de acidentes.
Já Pedro Albuquerque, disse: “Se eu tenho opção de não passar ali, eu evito. Tem dias que eu sou obrigado a enfrentar os semáforos e acabo chegando ao trabalho com uns 10 ou 15 minutos de atraso”.
Mas nem todos enxergam o problema apontado pelo número predominante de motoristas descontentes. Daniel Romero, 43 anos, morador do bairro Cidade Alta, não vê problema na demora e fala que passa pela mesma perimetral várias vezes ao dia.
“Eu acho que está bom, ficou melhor”, disse Daniel.
Perguntado a opinião dos condutores sobre uma solução correta para equacionar o problema, a resposta foi praticamente unânime.
Todos ressaltaram que o setor de engenharia de trânsito da Prefeitura de Alta Floresta tem que fazer um diagrama de tempo específico para os semáforos, reduzindo a demora durante boa parte do dia e dando um acréscimo não exagerado em horários de pico.
Todos concordaram que os dispositivos foram eficazes na redução de acidentes, e continuarão sendo, mesmo com o tempo de abertura e fechamento reduzidos.
Alguns ainda fizeram questão de frisar que a demora dos semáforos às vezes causam revolta em alguns motoristas que mesmo correndo perigo se arriscam nervosamente a cruzar o sinal fechado.
Outros resignados não deixam de pedir um controle adequado do tempo dos sinais, para que essas atitudes possam ser evitadas. No que tange ao funcionamento de um semáforo, é válido lembrar que a programação de tempos é inserida em uma máquina chamada de controlador semafórico. O que se denomina de “multiplanos”.
Por outro lado, quando existe um único plano que roda durante todos os dias, tem- se uma programação monoplano.
Alguns controladores de tráfego permitem a programação de mais de um plano de tráfego, que podem servir para diversas situações existentes ao longo do dia, como por exemplo: pico da manhã, pico da tarde, fora do pico, fim de semana e após à meia noite.
De acordo com especialistas em engenharia de tráfego, a instalação de um semáforo em um cruzamento deve obedecer às seguintes características: interseção de duas vias de sentido único (mão única), tempo pré-estabelecido para cada via:
Tempos de verde: 30 e 25 segundos.
Tempos de amarelo: 3 segundos.
Tempos de vermelho total: 2 segundos.
Nesse diagrama de tempo o resultado final do cálculo das duas vias, obedecendo esta regra básica, se dá desta forma: Ciclo: 30 + 3 + 2 + 25 + 3 + 2 = 65 segundos.
Seria o tempo ideal para o motorista alta-florestense aguardar para prosseguir. Ou seja, 65 segundos de espera e não 88 ou 90 segundos como são observados em alguns semáforos em funcionamento na Perimetral Rogério Silva.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]