José Vieira
Mato Grosso do Norte
O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (UB) presidente da Frente Parlamentar Agropecuária na Assembleia Legislativa, está percorrendo e realizando reuniões com agricultores de café de municípios da região Norte e Noroeste de Mato Grosso durante esta semana, para falar sobre o projeto que está sendo implantado pelo governo estadual.
Na quarta-feira, 17, o parlamentar esteve nos municípios de Alta Floresta, Paranaíta, Nova Monte Verde e fechou à noite com um grande evento na Câmara Municipal de Nova Bandeirantes.
Estas regiões de Mato Grosso têm grande potencial e vocação para a cafeicultura, com vários municípios se destacando na produção de café. Desta forma, Dilmar está levando para os produtores, as informações a respeito de uma ação do governo estadual, em parceria com a Assembleia Legislativa, Empaer [Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural], prefeituras e entidades, de um grande projeto para incentivar a produção de café em toda a região.
Em Alta Floresta, foi realizada uma reunião Na Comunidade Sol Nascente, com a presença de produtores de café do município, vereadores e representantes da prefeitura municipal. Os produtores presentes, receberam todas as informações a respeito do projeto.
“Estamos mostrando para os produtores de café que vamos ter o início, meio e o fim deste projeto que está iniciando na comunidade Sol Nascente, através desta parceria”, disse Dilmar.
Segundo ele, o projeto começa com muita responsabilidade em Alta Floresta, na Comunidade Sol Nascente, tendo a frente o governo estadual.
“É um projeto muito grande que este ano vai atender 2.500 famílias em toda esta região. Estamos começando pela comunidade Sol Nascente em Alta Floresta, que vai receber um investimento como armazém, com secador, equipamentos como um caminhão para o transporte e outros itens que se fazem necessários. Quero agradecer ao governador Mauro Mendes e ao vice-governador Otaviano Pivetta por este importante investimento direcionado aos produtores de café”, assegura Dilmar.
O presidente da Acafemat (Associação dos Cafeicultores do Estado de Mato Grosso) Douglas Santini, destaca a importância do projeto para o pequeno produtor de café, e acredita que as ações vão refletir positivamente, na “ponta para o produtor”.
“O papel da Cafemat é a união do produtor e entender qual a necessidade dele para que a gente possa, junto ao governo do Estado, facilitar a vida dele. O pequeno produtor precisa muito do apoio do Estado. E agora, com a ajuda do deputado Dilmar, apoiando este projeto, vai ser muito importante para o nosso produtor de café”, disse Dougla.