Reportagem
Mato Grosso do Norte
A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo do Ministério da Saúde será realizada de 6 a 31 de agosto de 2018 e tem como meta imunizar em todo o País 11.213.278 crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias. Em Mato Grosso, a meta é imunizar 202.216 crianças. O dia D de divulgação e mobilização nacional será no dia 18 de agosto.
De acordo com Thiago Nunes Rondon, gerente de Vigilância em Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), a meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal. Para tanto, o Estado já recebeu 100% dos lotes de vacinas contra a poliomielite e 50% dos lotes de vacinas da tríplice viral, que imuniza contra o sarampo e também contra caxumba e rubéola.
Thiago Rondon informa que a SES/MT já está encaminhando aos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) os lotes que já chegaram e a expectativa é de que outros 50% que ainda faltam cheguem na próxima semana de forma que todos os postos de saúde estejam abastecidos antes do dia 6 de agosto.
A campanha visa manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, evitando a reintrodução do vírus, e vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola para manter o estado de eliminação dessas doenças no País.
Especificamente em Mato Grosso, foram notificados 06 casos suspeitos de sarampo em 2018 sendo 04 em Guarantã do Norte, 01 em Jaciara e 01 em Campo Novo do Parecis. Todos aguardam confirmação laboratorial.
SARAMPO - O sarampo também é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.