Domingo, 13 de Julho de 2025

Atualidades Quarta-feira, 28 de Julho de 2021, 00:00 - A | A

28 de Julho de 2021, 00h:00 - A | A

Atualidades /

Equipe da Saúde alerta para crescimento de casos de covid



José Vieira do Nascimento
Mato Grosso do Norte

O aumento nos casos de covid-19 em Alta Floresta, nas últimas semanas, está preocupando as autoridades de saúde do município. Na manhã desta terça-feira, 27, a equipe da secretaria de Saúde, junto com a Dra. Laila Brando e o médico Misael Camargo, ambos do laboratório do IFMT- Instituto Federal de Mato Grosso- responsáveis pelos testes de covid, concederam uma entrevista coletiva para alertar a população sobre o risco de haver um recrudescimento na pandemia no município.
Para a equipe de saúde, a população está tendo um entendimento equivocado sobre a proteção ofertada pela vacina, o que está contribuindo para o crescimento dos casos, mesmo com o ritmo da campanha estando mais acelerado.  
A enfermeira Laura Vanessa, responsável pelas Síndromes Gripais, observa que a população está entendendo a vacinação de forma errada. 
“Está havendo o crescimento em percentuais preocupante. A população está achando que estar vacinada significa que está livre do vírus, que pode sair sem máscara. E a vacina previne a forma grave da doença. Houve uma diminuição na ocupação dos leitos de UTI, mas aumentou os casos ativos e isto é um reflexo do entendimento errado da população a respeito da vacina. Quanto mais tem aumentado a quantidade de vacina, mais tem aumentado o número de casos”, esclarece Laura.
Segundo a enfermeira, no dia 15 de julho haviam 202 casos ativos e no dia 24, este número subiu para 367. E isto seria um reflexo deste comportamento equivocado por parte das pessoas, após serem vacinadas.
O fiscal da Vigilância Sanitária, José Aparecido, afirma que as pessoas não estão cumprindo o isolamento social, após diagnóstico positivo da covid-19. Segundo ele, a Vigilância tem recebido várias denúncias, ilustradas de fotos e vídeos, de positivados que estão em locais públicos. 
“Nesta situação é confeccionado um boletim de ocorrência, porque transmitir doenças é crime. É feito todo um processo e a Vigilância emite um auto de infração, com uma multa no valor de 50 UPFs- Unidade de Padrão Fiscal. Hoje uma UPF está no valor de R$ 34, 99. A multa fica em torno de R$ 1.700,00 reais”, enfatiza José Aparecido.
A secretária Municipal de Saúde, Sandra Mello disse que a secretaria está fazendo a sua parte no enfrentamento da pandemia, principalmente correndo ‘contra o tempo para adiantar a vacinação’.
De acordo com ela, a secretaria e toda a equipe estão com uma grande preocupação por este aumento gritante de casos nas últimas semanas. “Se continuarmos assim, o risco para a população é grande. Seja pelo prejuízo financeiro por um lockdown, seja prejuízo humano porque óbitos vão começar a acontecer e o risco de novas variantes surgirem, porque somente uma parte da população está vacinada. E precisamos alertar a população e tentar conter este avanço”, esclarece a secretária.   
Segundo ela, a campanha de vacinação está imunizando pessoas na faixa etária de 42 anos. No entanto, um dos maiores problemas que está sendo enfrentado é com relação a fila de pessoas a pé [que são aquelas que não possuem carros]. 
“Tem pessoas que entram na fila a pé, e depois que se vacinam, a gente vê entrando em corollas ou em outros carros, como se não tivessem condições. 

População está deixando de adotar as medidas protetivas após tomar a vacina

Diante disto, estamos pensando em uma mudança de local, para vacinar todos a pé”, disse Sandra, acrescendo que o ginásio de Esporte poderá ser o local para abrigar a vacinação se ocorrer esta mudança.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]