Reportagem/ Mato Grosso do Norte
Somos sabedores que a leitura é um disparador potente no processo de alfabetização, e por isso a implatação do projeto “Passaporte da leitura”, teve como pano de fundo a magia das vivências literarias.
A cada final de semana os estudantes tem a oportunidade de emergir na mundo literário, e construir junto com seus familiares propostas de produções de frases, de textos, de desenhos sobre o livro de literatura que adentrou seu lar. Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorálo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência.
Destacamos o papel da família, pois através delas viabilizamos a realização das ações dentro dos lares, retornando com sugestões e elogios para o aprimoramento do mesmo, além de dedicar momentos de aprendizagem junto aos filhos. Vale ressaltar que este projeto foi desenvolvido, buscando também o fortalecimento do método IntraAct Plus Brasil e o Alfabetiza MT.
Segundo a Profª Maria Dirce do 3º ano “A”, da Escola Municipal Profª Vilma Dias S. de Freitas, o projeto passaporte da leitura tem a possibilidade de proporcionar ao indivíduo através da leitura, o alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora, bem como promover o repertório, favorecendo o desenvolvimento da argumentação, da descrição, da imaginação e da produção da escrita.
A professora Dirce destaca que o projeto possibilitou a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação junto aos seus familiares como momentos de lazer, estimulando as possibilidades de iniciativas para as novas leituras. Façamos a nossa parte. Vamos oportunizar livros aos estudantes