Assessoria
A Fundação Ecológica Cristalino (FEC) inicia o período de inscrições para voluntários que queiram participar dos projetos de educação ambiental do programa “Escola da Amazônia”, desenvolvido há 22 anos envolvendo crianças de escolas públicas e particulares de Alta Floresta e região. Neste período já participaram quase 10 mil estudantes e cerca de 417 voluntários.
O objetivo do programa é proporcionar contato da criança com a natureza em uma experiência divertida, exploratória e educativa em plena floresta amazônica e despertando o respeito e o cuidado com o meio ambiente. Ao ser voluntário do programa “Escola da Amazônia” é possível aprimorar habilidades e experiencias educacionais e ambientais que podem colaborar na construção da carreira profissional. Além de desenvolver a si mesmo, ao participar dos projetos do programa “Escola da Amazônia”, o voluntário pode contribuir para a transformação da sociedade e na preservação ambiental.
O programa “Escola da Amazônia” desenvolve atualmente três projetos: “Um Dia na Floresta”, “Histórias da Floresta” e “Brincando na Floresta”. As atividades envolvem crianças de 4 a 10 anos e acontecem na Reserva Surucuá, localizada no centro de Alta Floresta e onde está localizada a sede da FEC. O projeto “Um Dia na Floresta”, tem objetivo de dar oportunidade às crianças de conhecer de perto a floresta Amazônica e sua rica biodiversidade.
O projeto atende alunos de 7 a 10 anos das escolas públicas e particulares da região. Em cada atividade realizada, os participantes vivenciam a floresta e compartilham experiências. O projeto “Brincando na Floresta”, lançado em 2023 tem o objetivo de proporcionar o primeiro contato da criança com a natureza e uma experiência divertida, exploratória e educativa em plena floresta amazônica, despertando o respeito e o cuidado pela natureza. Participam crianças de 4 a 7 anos.
“Histórias da Floresta”, é um projeto de contação de histórias que busca disseminar os conhecimentos sobre a floresta, mostrar sua importância e encantar as crianças com a biodiversidade amazônica. São realizadas apresentações em um verdadeiro espetáculo com músicas e contações de histórias que enfatizam os encantos a Amazônia. Participam crianças com a faixa etária de 5 a 8 anos.
As inscrições estão abertas até o dia 15 de março e podem ser feitas no link: https://linktr.ee/fundacaoecologicacristalino (O objetivo do programa é informar e conscientizar principalmente as crianças e os jovens sobre as questões relativas à conservação e ao meio ambiente da região despertando e fortalecendo o sentimento de admiração e consequentemente de respeito a natureza e a floresta amazônica.)