JESSICA BACHEGA
No topo das atividades mais degradantes ao meio ambiente, a extração de minérios pode ser aliada às práticas sustentáveis. Um exemplo, com direito a premiação nacional, é a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe), no município de Peixoto de Azevedo.
A Cooperativa recebeu o primeiro lugar na categoria desenvolvimento sustentável na premiação promovida pela Organização da Cooperativas do Brasil (OCB), em Brasília.
A entidade foi a vencedora entre 18 finalistas na premiação com o Projeto ‘Cidade Verde’ - Plantando o Futuro e Preservando a Vida. Esta é a primeira vez que uma cooperativa de mineração vence na categoria em todo o Brasil.
A premiação é promovida a cada dois anos pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e visa reconhecer as boas práticas desenvolvidas pelo setor e de estimular a troca de experiências.
O projeto Cidade Verde orienta os cooperados e a sociedade sobre a importância da conservação e revitalização do meio ambiente, promovendo também a distribuição de mudas nativas aos cooperados e população para o reflorestamento de pequenas e grandes propriedades.
“Por muito tempo a mineração foi vista como algo degradante assim como muitas outras atividades sofreram com essa visão que aos poucos foi mudando. Porém, isso tem mudado e este prêmio para nós é o reconhecimento do trabalho e avanço para desmitificação da atividade de mineração como algo negativo ao meio ambiente”, conta Gilson Gilson Gomes Camboim, presidente da Cooperativa.
A Coogavepe atua na extração de ouro e conta hoje com mais de cinco mil cooperados, distribuídos nas 110 áreas legalizadas para o garimpo. Ela é hoje a maior mineradora do Estado e a segunda no Brasil. Somente em 2015 foram extraídos, pela cooperativa e pelos garimpeiros, quatro toneladas de ouro. A produção foi direcionada para o mercado financeiro, conforme Camboim.
O presidente conta que 50% da área utilizada para a mineração já foram recuperadas pelo projeto e que a Coogavepe está no processo para receber a certificação Ouro Ético ( Ouro Limpo) atribuída às mineradoras que adotam práticas sustentáveis para a conservação do meio ambiente.