Terça-feira, 21 de Maio de 2024

Atualidades Quarta-feira, 01 de Junho de 2022, 08:36 - A | A

01 de Junho de 2022, 08h:36 - A | A

Atualidades / Mato Grosso

Governo lança operação para intensificar combate ao desmate ilegal e incêndios florestais

Objetivo do prefeito municipal de renovar 100% a frota de ônibus escolares



Lorena Bruschi/ Sema-MT

O Governo de Mato Grosso lançou, na manhã desta terça-feira, 31, a Operação Cedif contra crimes ambientais, e colocou em campo mais de 100 homens, em 31 equipes. As "batidas" da fiscalização terão força total em todas as regiões do Estado. As equipes que saíram a campo fazem parte das instituições integrantes do Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, a Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais (Cedif-MT), que deu nome à operação.
Os alertas de satélite que apontam onde está ocorrendo o desmatamento ilegal, e os focos de calor, guiam o planejamento estratégico da operação, afirma o secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso em exercício, Alex Marega.
"Estamos lançando hoje uma grande operação, com a saída das equipes de diversos órgãos, de modo integrado, e com a entrega imediata de 30 veículos novos, que já se somam à frota que já temos. Mato Grosso está fazendo essas operações desde 2019 de uma forma muito intensa, e isso começou com a criação do Conselho Estratégico pelo governador Mauro Mendes", explica o secretário.
Até o final do mês, serão entregues mais 80 caminhonetes, adequadas para o uso da fiscalização ambiental, Corpo de Bombeiros e Forças de Segurança, somando 110 veículos novos em campo.
O comandante-geral do CBM-MT, Alessandro Borges Ferreira, revela que os novos veículos, as diárias, e outros equipamentos adquiridos com os R$ 60 milhões destinados neste ano para esta finalidade, possibilitam condições de trabalho para que a Corporação esteja presente no interior.
O Trabalho do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT) se intensifica com o início do período de proibição do uso do fogo nas áreas rurais, entre 1º de julho e 30 de outubro. O uso do fogo em áreas urbanas é proibido o ano todo.
As autuações remotas, o embargo de áreas, e aplicação de multas com base nas imagens de satélite continuam. As equipes se deslocam até o local principalmente nos casos em que o infrator não é identificado. O desmate ilegal é interrompido no início, maquinários são apreendidos, e suspeitos são conduzidos à delegacia.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]