Domingo, 06 de Outubro de 2024

Atualidades Quarta-feira, 09 de Agosto de 2017, 00:00 - A | A

09 de Agosto de 2017, 00h:00 - A | A

Atualidades /

Ministério da Saúde informa sobre falta de vacinas



Rose Velasco | SES-MT 

 

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) recebeu uma nota informativa da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde a respeito da falta de várias vacinas em todo o País. As vacinas são compradas pelo Ministério da Saúde e devem ser repassadas às secretarias de Saúde dos Estados, de acordo com a necessidade de cada unidade da federação, mas isso não vem sendo feito desde 2016, e, de acordo com a notificação do ministério, não há previsão de quando o fornecimento será normalizado.

A SES/MT esclarece à população que não é atribuição do governo do Estado comprar as vacinas para serem fornecidas aos municípios. O governo de Mato Grosso, por meio da Vigilância Epidemiológica da SES/MT faz a solicitação ao Ministério da Saúde da quantidade de vacina para abastecer todas as unidades municipais de saúde e, quando as vacinas são enviadas, a Vigilância realiza a distribuição para cada município.

O fornecimento da vacina Pentavalente, por exemplo, deveria ser normalizado até o dia 14 de julho deste ano, mas isso não ocorreu e já há falta dessa vacina nos postos municipais. A nota do Ministério da Saúde informa que para os Estados da Região Centro-Oeste foi fornecida somente a vacina tetraviral.

Ainda de acordo com a notificação do Ministério da Saúde, “a vacina tríplice viral não foi distribuída aos estados por indisponibilidade de estoque. A vacina importada pelo laboratório produtor – Biomanguinhos - tinha previsão de chegada ao país ainda no mês de julho.

Com relação ao fornecimento da vacina DTPa – CRIE, não foi distribuída por indisponibilidade de estoque. Aguarda-se autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importação imediata, em caráter excepcional, da vacina fabricada pela Sanofi Pasteur Limited, adquirida via Fundo Rotatório da Organização PanAmericana da Saúde (FR/Opas). Previsão de disponibilidade no segundo semestre de 2017. Reduzido estoque estratégico mantido, para o atendimento a demandas emergenciais.

Imunoglobulinas-As imunoglobulinas estão em desabastecimento total no País. A informação é do próprio Ministério da Saúde que notificou todos os Estados a respeito. A Imunoglobulina anti-hepatite B está em falta e não houve distribuição. A Imunoglobulina antitetânica não foi distribuida, devido à baixa disponibilidade no estoque nacional, que está sendo mantido para atender a demandas emergenciais.

De acordo com o Ministério da Saúde a produção de Soros vem sendo feita de forma parcial e isso reflete no desabastecimento nas unidades de saúde nos municípios.

Soro- O Soro antitetânico não foi distribuído aos Estados. O Reduzido estoque estratégico está sendo mantido para o atendimento a demandas emergenciais. O mesmo ocorre com o Soro antiloxoscélico, que também não foi distribuído devido à indisponibilidade de estoque. Não há previsão de novas entregas.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]