Informações/ Assessoria
Na quarta-feira, 30/7 Paranaíta recebeu representantes da Eletrobrás, UHE Teles Pires e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em um evento realizado no Salão do CRAS.
Durante o evento foram entregues um reconhecimento da participação do município de Paranaíta no projeto Acelerando o Desenvolvimento. O município cumpriu várias etapas do processo de territorialização da Agenda 2030 para o alcance dos ODS [Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis] tendo alcançado 90% de conclusão do processo proposto pelo projeto que iniciou em 2021.
Essa foi a conclusão da iniciativa, que também reconheceu a dedicação da Associação de Mulheres do Porto de Areia e da Coopervila, que implementaram projetos voltados ao desenvolvimento sustentável, após apoio técnico e financeiro do projeto Acelerando o Desenvolvimento.
O projeto foi realizado pela Eletrobrás, via Companhia Hidrelétrica de Teles Pires e pelo PNUD com apoio do BNDES entre 2021 e 2025, com capacitações, elaborações de documentos técnicos, suporte a projetos e iniciativas de desenvolvimento sustentável nos municípios.
“Esse é o segundo reconhecimento que Paranaíta recebe das Nações Unidas. Ano passado ganhou o Selo UNICEF e nesse ano, recebe esse reconhecimento via projeto Acelerando o Desenvolvimento que mostra o esforço que o município tem feito em ampliar o acesso a políticas públicas que garantam os direitos humanos, atuem pela preservação e melhor uso dos recursos naturais e gerem prosperidade econômica a todos”, afirmou Kassya Fernandes, coordenadora do escritório do PNUD na Amazônia.
“Nós contamos ao longo do projeto com um grande apoio da gestão municipal. Sem isso, não teríamos conquistado esse avanço. Nós investimos nesse projeto, não como parte de obrigação ou compensação ambientais, mas por nossa compreensão da importância que é fortalecer os municípios para o desenvolvimento sustentável”, declarou Luciana Egewarth, analista ambiental da UHE Teles Pires.