José Vieira/ Mato Grosso do Norte
A nova gestão da Prefeitura de Guarantã do Norte decidiu mudar o sistema de coleta de lixo na cidade, para tornar o serviço eficiente e sustentável. Desta forma, o gestor municipal, Márcio Gonçalves (Novo) não renovou o contrato da empresa que realizava o serviço, que passa a ser feito pela própria prefeitura.
Entretanto, será feito um importante investimento em novos caminhões e contratação de mais servidores, para realizar o recolhimento do lixo em toda a cidade e atender as demandas da população.
“A prefeitura retomar o serviço foi uma decisão tomada para atender um desejo da população. Haviam muitas reclamações e crítica sobre a qualidade do serviço prestado. foi realizado um estudo técnico para definir as melhores rotas e os caminhões que devem ser usados para o serviço e até os horários para evitar acúmulo de lixo. E vamos mexer nas rotas e aumentar a quantidade de servidores na retirada, para o serviço funcionar bem”, disse o prefeito.
Segundo o prefeito, já foram comprados dois caminhões novos e modernos e a prefeitura está com o dinheiro em caixa para comprar mais um caminhão.
“O terceiro caminhão não vem agora porque o modelo não tem no mercado para a entrega imediata, mas já assinei a autorização para a compra de um terceiro caminhão. Economizamos recursos e compramos os caminhões com recursos próprios”, disse o prefeito.
Ele disse que irá fazer uma campanha para conscientizar a população, para colaborar com a gestão, colocando o lixo no horário certo e da forma correta, para evitar que o lixo se espalhe. E para não jogar lixo nos esgotos, impedindo o fluxo de águas pluviais. E assim, evitar transtornos.
“Economizamos nestes 7 meses em todas as secretárias e compramos estes caminhões com recursos próprios. E com o dinheiro que pagaríamos à empresa, que trabalha com caminhões já velhos, compramos os caminhões e teremos um ganho, além de usar os recursos com eficiência para atender a própria população que paga imposto”, disse.