Assessoria Prefeitura de Guarantã
Buscando alternativas para desemperrar empecilhos que atrapalham a comercialização de produtos de base florestal especialmente o compensado de estado de Mato Grosso, o prefeito de Guarantã do Norte, Érico Stevan, busca junto às autoridades estaduais adequar a legislação que atrapalha as indústrias do setor.
Os produtos fabricados no estado de Mato Grosso para serem comercializados precisam da GF (Guia Florestal) que é o instrumento de controle obrigatório a ser utilizado por pessoas físicas e jurídicas na entrega, remessa, transporte, recebimento e estocagem ou armazenamento de matérias-primas, produtos e subprodutos florestais, madeireiros e não madeireiros, desde o local de extração ou beneficiamento até o seu destino final, sendo emitida pela Coordenadoria de Créditos de Recursos Florestais – CCRF/SGF).
Enquanto os produtos fabricados em outros estados não enfrentam tal burocracia. Essa situação faz com que os produtos de fora sejam comercializados com mais facilidade e até com preço menor.
O prefeito Érico acompanhado pelo deputado estadual, Dilmar Dal’Bosco, líder do governo na Assembleia Legislativa, estiveram buscando solução para o problema junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
No sábado, 21 foi realizada uma reunião na prefeitura em Guarantã do Norte com a presença do prefeito Érico, do deputado Dilmar, vereadores, diretor sindical do SINDFLORA Eduardo Tales, Diretor Executivo do Consórcio Portal da Amazônia, Humberto Paiva e empresários do setor.
“Precisamos resolver todos os gargalos que atrapalham o desenvolvimento da nossa região. A indústria de compensados em nossa cidade e região gera muitas divisas ao estado e aos municípios. Além de uma grande quantidade de empregos gerados, um exemplo disso é a Laminados São Francisco aqui de Guarantã. Nossa obrigação enquanto gestores e legisladores é criarmos as condições favoráveis para que os nossos empreendedores possam fazer sua parte que é investir gerando emprego, renda e desenvolvimento”, disse o prefeito Érico.
A reunião foi bastante produtiva e deixou os participantes bastante animados. “Eu não sabia dessa situação. A Lei Federal permite isso, então o estado tem que colaborar. Nós vamos trabalhar para adequar a legislação o mais rápido possível e tornar as indústrias mato-grossenses mais competitivas e gerar mais emprego e renda. Parabenizo o prefeito Érico por ter encabeçado essa luta que se Deus quiser nos próximos dias estará resolvida”, explicou o deputado Dilmar.
Eduardo Teles afirma que a equiparação da Lei estadual com a federal vai proporcionar a abertura de novos mercados ampliando o volume de comercialização das indústrias mato-grossenses, que vão poder competir em condições igualitárias com os demais estados da federação.