Domingo, 06 de Julho de 2025

Atualidades Sexta-feira, 25 de Novembro de 2016, 00:00 - A | A

25 de Novembro de 2016, 00h:00 - A | A

Atualidades /

Resultados do Selo UNICEF em MT

Jornal Mato Grosso do Norte



Reportagem
Mato Grosso do Norte

O acesso ao pré-natal aumentou em 3,1 % entre os municípios inscritos no Selo no estado e sua situação se equipara a média dos demais municípios brasileiros. De 2011 a 2014, o percentual de gestantes com 7 ou mais consultas de pré-natal passou de 66,6% a 68,7%. A média dos municípios inscritos do estado é superior à dos demais municípios da Amazônia Legal que é de 48,5%.
Uma das ações propostas nessa edição foi a realização da Semana do Bebê. A Semana foi realizadas em 42 municípios do Mato Grosso e é uma das ações que promovem a mobilização do município em torno da melhoria das condições locais que visam garantir o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos. 
Em Mato Grosso importantes avanços foram constatados nos municípios inscritos no Selo na área de educação 
A distorção idade-série do ensino fundamental da rede municipal entre os municípios inscritos no Selo caiu 36% enquanto nos demais municípios brasileiros caiu 7,6%. O percentual passou de 24,3% em 2012 a 15,5% em 2015. Este indicador mede a adequação entre idade do aluno e a série na qual está matriculado. 
É considerado em situação de distorção, quando a diferença entre a idade do aluno e a idade prevista da série é e dois anos ou mais. Para melhorar esse indicador, 32 municípios priorizaram a elaboração do plano municipal de educação que busca conhecer e melhorar as oportunidades educacionais a partir de diferentes premissas.  
A taxa de abandono no ensino fundamental da rede municipal caiu 35,6% entre os municípios inscritos no Selo no estado enquanto nos demais municípios no país caiu 27,2%. Esse indicador é muito importante pois se baseia em informações sobre o movimento e o rendimento do aluno na escola.
 Seus resultados podem estar relacionados a diferentes questões dentro e fora do ambiente escolar como por exemplo o trabalho infantil, gravidez na adolescência, falta de interesse pela ausência de contextualização dos conteúdos escolares, entre outros. 
Os municípios participantes comprovaram que priorizaram ações para contribuir na melhoria do indicador. 31 municípios do estado comprovaram ter realizado a busca ativa de crianças e adolescentes infrequentes ou que abandonaram a escola. 30 municípios demonstraram ter implantando conselhos escolares e que estes tivessem a participação de adolescentes.
O percentual de crianças de até 1 ano de idade registradas entre os municípios inscritos no Selo no Mato Grosso aumentou em 3,8% enquanto no restante dos municípios do país o aumento foi de 0.8%. De 2011 a 2014, o percentual de crianças registradas passou de 89,7% a 93,1% entre os municípios inscritos no Selo no estado.  A média estadual está pouco abaixo da média do resto do país, que é de 96,7% e acima da média da Amazônia Legal, que é de 89,9% para o ano de 2014. 
Mato Grosso foi um dos poucos estados da região que conseguiu diminuir a gravidez na adolescência entre os municípios inscritos no Selo. 
O percentual de nascidos vivos de mulheres de 10 a 19 anos caiu 5,1% entre os municípios inscritos no estado enquanto nos demais municípios a queda foi de 1,3%. 
Municípios participantes utilizaram de metodologia para a prevenção da gravidez na adolescência com a participação dos adolescentes, no Programa Saúde na Escola (PSE).  68% destes comprovaram ter formado e capacitados grupos de multiplicadores para educação entre pares nos temas de Promoção de Saúde e Atividades de Prevenção nas escolas.
Nesta sexta-feira, 30 municípios do Estado recebem o Selo Unicef. Na região, recebem o Selo Alta Floresta, Matupá e Apiacás. 

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]