por Geraldo Bessa TV Press
Entre o luto pela perda so pai, Silvio Santos, e a responsabilidade de manter o SBT de pé, Daniela Beyruti só agora tem a chance de mostrar suas propostas para a emissora. Trabalhando com os pilares de entretenimento, família e informação, a atual presidente do SBT retoma grandes sucessos do canal, como o “Aqui e Agora” e “Casos de Família”, revitaliza a programação infantil das manhãs, investe em novos jornalísticos e pretende reorganizar a teledramaturgia da emissora. “Estamos propondo uma volta às raízes do SBT. Mostrando nossos trunfos, programas que estão no nosso DNA, mas também olhando para o futuro. Investir na manutenção de quem já acompanha nossa programação, mas também atrair e criar uma nova leva de telespectadores”, detalha.
Natural de São Paulo, Daniela estudou nos Estados Unidos, onde se formou em Comunicação Social, em 2008. Ao voltar ao Brasil, começou a trabalhar como diretora executiva do SBT onde, aos poucos, foi ganhando novas funções. Como diretora artística e de programação, foi uma das grandes incentivadoras da compra de formatos importados, como o “Esquadrão da Moda” e “Qual é o Seu Talento?”. Em 2023, tornou-se vice-presidente da emissora. Agora, como primeiro nome da casa, segue cheia de planos, mas com os pés no chão para manter o legado deixado por seu pai. “Existem três coisas muito caras na tevê: direito esportivo, produção de novela e reality de confinamento. Eu adoraria fazer tudo ao mesmo tempo, mas é necessário estrutura e organização. Estamos correndo atrás. Não quero fazer nada com pressa, pois gosto das coisas bem feitas”, ressalta.
P – Você assumiu a presidência do SBT em outubro do ano passado e agora faz sua primeira grande mudança na programação. Qual seu objetivo com as alterações?
R – Mais do que uma grade nova, acho que a principal alteração é de posicionamento. Essa programação foi pensada para fazer o SBT voltar às raízes, à essência. Então, tem um pouco de cada coisa que o público viu e viveu, um presente para o telespectador que faz parte dessa história e que tem essa relação com o SBT.
P – Um dos pilares da nova grade é o retorno da programação infantil. Era um desejo antigo seu?
R – Sim. O SBT foi a babá de muita gente e sempre dialogou com uma nova geração. Eu lamentei quando a faixa infantil saiu do ar e tenho certeza que meu pai também. Apesar das incertezas do mercado e da dificuldade de faturamento e publicidade, ele resistiu bravamente até não ter mais alternativas. O momento também foi muito delicado e infeliz.
P – Como assim?
R – A gente deixou de ter os programas infantis bem na época da pandemia. Foi uma questão comercial que fez com que o SBT entregasse o público infantil de bandeja para o digital. Só que o digital tem tudo: coisas boas e ruins. E o SBT sempre foi um lugar de confiança, que sempre fez uma curadoria apurada sobre os programas, animações e séries para os pequenos. Então, vamos começar a programação na tevê aberta por duas horas diárias com o retorno do “Bom Dia & Companhia”, mas essa ideia vai ser ampliada no aplicativo SBT+.
P – Outros programas famosos da emissora retornam à grade, como o “Casos de Família” e o clássico dos anos 1980 e 1990 “Aqui e Agora”. É o jeito do SBT aproveitar a onda saudosista que ronda a tevê?
R – É uma forma de a gente mostrar ao público nossos trunfos. O público pedia muito a volta do “Casos de Família”. No caso do “Aqui e Agora”, é um jornalístico que é a cara do SBT e fez muito sucesso com seu conteúdo direto e popular. A gente olha para trás, mas também seguimos em frente, apostando em um formato mais dinâmico e na contratação de reforços para o jornalismo, como o Luiz Bacci, por exemplo.
P – Após muitos títulos de êxitos, as novelas juvenis do SBT têm demonstrado um certo esgotamento na fórmula. Quais os planos para revitalizar o setor de teledramaturgia da emissora?
R – O horário da nossa novela estava inadequado, indo ao ar muito tarde. Então, os folhetins para crianças e jovens voltam em breve, quando minha mãe (Iris Abravanel) estiver bem, e em novo horário. Por enquanto, vamos apostar em novelas mexicanas de qualidade, que são a cara do SBT, e também em doramas, que são produções que estão conquistando o mundo.