Sexta-feira, 06 de Fevereiro de 2026

Opinião Sexta-feira, 06 de Fevereiro de 2026, 09:46 - A | A

06 de Fevereiro de 2026, 09h:46 - A | A

Opinião /

Redimensionamento escolar: quando o Estado se afasta da educação pública

Trata-se, na prática, de uma decisão política que redefine o papel do Estado na educação



 Henrique Lopes
Professor e presidente do Sintep-MT

O chamado redimensionamento escolar implantado pelo Governo de Mato Grosso não é apenas uma reorganização administrativa da rede pública de ensino. Trata-se, na prática, de uma decisão política que redefine o papel do Estado na educação básica — e, infelizmente, aponta para um caminho de retirada de responsabilidades.

O governo estadual vem transferindo para os municípios a maior parte da oferta da Educação Infantil 

Sob o discurso da eficiência e da otimização de recursos, o governo estadual vem transferindo para os municípios a maior parte da oferta da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sem assegurar o financiamento necessário, a infraestrutura adequada e, principalmente, o diálogo com quem vive a escola no dia a dia.

Educação não se faz por decreto. Não se constrói política pública ignorando professores, estudantes, pais, conselhos de educação e comunidades escolares. O que temos visto em Mato Grosso é um processo vertical, autoritário e desconectado

Henrique Lopes e Professor e presidente do Sintep-MT

Comente esta notícia

Conceição aparecida Martins 06/02/2026

Faz tempo que esse governo de estado do MT, vem desmontando a escola pública, desconstruindo saberes e autonomia dos gestores e professores . Um governo desconectado da educação e propostas sem propósitos, um ditador , um escravagista e administrador empresarial . Fora esse tipo de governo !

positivo
0
negativo
0

1 comentários

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]