Lucas Rodrigues | Secom-MT
O governador Mauro Mendes afirmou que, nos dois primeiros anos da atual gestão, o Governo de Mato Grosso conseguiu resgatar a capacidade de promover o desenvolvimento social e econômico do estado, já iniciando o maior programa de investimentos da história de Mato Grosso, o Mais MT.
A declaração foi dada durante a abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, na última terça-feira,2.
Mauro Mendes lembrou que no início de 2019, o Executivo Estadual estava com mais de R$ 4 bilhões em dívidas de restos a pagar, dívidas de meses com fornecedores, salários e 13º atrasado dos servidores, viaturas sendo recolhidas por falta de pagamento, UTIs fechando, dentre outros graves problemas.
Naquele mesmo ano, segundo o governador, o Governo do Estado foi consertado e as finanças colocadas em dia.
“Tínhamos desafios gigantes e demos respostas à altura. Com a ajuda da Assembleia, em janeiro de 2019 conseguimos reescrever a história desse estado. Começamos a mudar essa trajetória, reposicionamos o Governo perante a sociedade e hoje o estado de Mato Grosso consegue ser adimplente com suas obrigações. Resgatamos a capacidade de o Estado promover o desenvolvimento social e econômico”, disse.
O governador ressaltou que com o estado consertado, foi possível iniciar o programa Mais MT, que vai aplicar um total de R$ 9,5 bilhões em investimentos até 2022. Exemplo disso são as centenas de obras de Infraestrutura sendo executadas em todos os cantos de Mato Grosso.
“Temos o maior pacote de obras entre os estados brasileiros. Finalizamos o ano com mais de 1 mil km de rodovias sendo asfaltadas. Mais de 100 pontes de médio e grande porte sendo executadas. Temos para 2021 e 2022 algo muito maior do que aquilo que já iniciamos. Teremos nos próximos meses, vencido o processo licitatório, um grande pacote de obras nesta área de Infraestrutura. Passando por rodovias, recuperações, construção de pontes”, disse.
Mauro Mendes registrou que os investimentos devem gerar até 54 mil empregos diretos e indiretos e ocorrem em 12 eixos: Saúde, Segurança, Educação, Social e Habitação, Desenvolvimento, Emprego e Renda, Infraestrutura, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Simplifica MT, Eficiência Pública, Meio Ambiente, Agricultura Familiar e Regularização Fundiária.
“Estamos com um grande programa para instalar ar-condicionado em mais de 300 escolas que ainda não têm. Isso que poderia ser chamado de luxo em alguns estados, em Mato Grosso com o clima caloroso que nós temos é criar as condições dentro de sala de aula adequadas para a presença dos nossos profissionais e dos nossos alunos para um correto aprendizado”.
“Na Segurança, fizemos a entrega de 1300 pistolas Glock para a Polícia Militar. Adquirimos 2000 pistolas Glock e já autorizamos a aquisição de mais 3000. E se Deus quiser, com o apoio da Assembleia, ao final de 2022 queremos ter 100% das forças de segurança com os melhores e mais modernos equipamentos de combate ao crime e de proteção desses profissionais”, citou.
Para o governador.
“Não existe estado brasileiro com as perspectivas que Mato Grosso têm. Enquanto o mundo declina, o PIB de Mato Grosso cresce. A economia privada de Mato Grosso está bem há décadas. Mas agora ajustamos o Poder Executivo Estadual para promover o desenvolvimento social e econômico à população”, concluiu.