Domingo, 19 de Maio de 2024

Política Segunda-feira, 06 de Maio de 2024, 09:07 - A | A

06 de Maio de 2024, 09h:07 - A | A

Política / Paranaíta

Câmara autoriza prefeitura a fazer convênio com Associação de Protetores de Animais

Prefeitura irá fazer repasses mensais para Associação APPA que cuida de animais de rua em Paranaíta



José Vieira
Mato Grosso do Norte

Em sessão realizada na manhã de sexta-feira, 3, a Câmara Municipal de Paranaíta aprovou por unanimidade, projeto de lei de autoria do poder executivo, que autoriza a prefeitura a celebrar convênio com a Associação Paranaítense dos Protetores de Animais - APPA.
Com a lei aprovada, a prefeitura de Paranaíta irá fazer repasses mensais no valor de cerca de R$ 13 mil, para a Associação desenvolver as atividades de proteção e cuidados aos animais de ruas.
De acordo com a vice-presidente da APPA, Jéssica Meirelle, com o recurso que será repassado para a Associação, será possível dar continuação nos trabalhos, como campanha de castração, recolher e tratar os animais doentes, tratar e fazer campanha para adoção. Segundo ela, em breve, a prefeitura também estará entregando para a entidade, um Centro de Recuperação dos animais.
“Queremos agradecer ao prefeito por estar dando este importante apoio a Associação. O problema de uma cidade infectada com cachorros doentes, não é um problema apenas da Associação, mas de toda a comunidade. Estamos aqui para somar esforços e cada um fazer a sua parte. E vamos junto com as secretarias de Saúde e de Comunicação, fazer campanhas para conscientizar a população”, disse Jéssica.

Mato Grosso do Norte

foto

 Jéssica Meirelles, da Asssociação  APPA, que cuida dos animais de rua em Paranaíta

 

 

No entanto, ela alerta a população que o local não será um abrigo. Mas um Centro para recuperação de animais de rua que precisam de tratamento. Observa que pessoas que soltarem animais nas ruas serão punidas. “A cidade está monitorada por câmeras e temos uma parceria com a delegacia de polícia e haverá punição para quem praticar crimes contra os animais”, disse, acrescentando que Paranaíta tem animais nas ruas porque aspessoas os abandonam.
“Muita gente não entende que abandonar um animais é crime. Mas a partir de agora temos esta grande parceria com a prefeitura e com a Câmara, estaremos monitorando e quem fizer isto será punido”, conclui Jéssica.


O presidente da Câmara de Paranaíta, Jalison Cruz, disse que a lei recebeu apoio de todos os vereadores, que entendem a importância de o repasse do recurso para a Associação desenvolver o trabalho de cuidados aos animais de ruas. E com a aprovação da lei, a Câmara autorizou a prefeitura a formalizar o convênio.
O vereador Rusdael Barbosa observa que o recurso para o repasse que será feiro a Associação é de uma emenda do deputado estadual Dilmar Dal Bosco, que atendeu pedido seu e dos vereadores Ismael Meireles e Carlos Scatola.
Ele explica que o valor integral da emenda é de R$ 500 mil para a Saúde. E que parte deste recurso será destinado para o trabalho da Associação.
“Este valor já está na conta da prefeitura e será destinado para várias entidades do município que trabalham sem fins lucrativos. Queremos agradecer ao deputado Dilmar Dal Bosco que atendeu o pedido meu e dos outros dois vereadores”, disse Rusdael.
O prefeito Osmar Moreira disse que a aprovação do convênio para a Associação, através de um entendimento entre a prefeitura e os vereadores, é muito importante para o trabalho da entidade.
“Buscamos este modelo de gestão e através deste entendimento com a Associação e os vereadores, haverá o atendimento aos animais. Não será um depósito de animais, mas atendimentos bem feitos e sobretudo conscientizar a população de Paranaíta. Este modelo será um exemplo para o Estado de Mato Grosso na proteção aos animais domésticos. Não é apenas a prefeitura, mas as famílias que vão cuidar e adotar os animais. Vamos cuidar dos animais de Paranaíta de uma maneira muito especial”, disse.
O trabalho, segundo o prefeito, envolve as pastas de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Agricultura, junto com a Associação. Citando como exemplo, técnicos veterinários da Secretária de Agricultura, conforme ele, ajudarão na castração dos animais.
Para o vereador Adimilson Aparecido Mota, a aprovação da lei é a realização de um sonho para todos que há muito tempo veem lutando pela Causa Animal em Paranaíta.
“É uma conquista muito importante para a sociedade que gosta dos animais e quer proteger e cuidar”, observa o vereador.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]