José Vieira
Mato Grosso do Norte
Com o fim da Janela Partidária, encerrado no dia 5 de abril, nas Câmaras Municipais de cidades da região, a troca de partido foi intensa. Algumas legendas deixaram de ter representantes nos parlamentos [como o PDT em Alta Floresta], outros se fortaleceram e surgiu também uma nova sigla no cenário político, que foi o PRD - Partido da Renovação Democrática.
Em Alta Floresta as duas maiores legendas são Republicanos com três vereadores: Leonice Klaus, Naldo da Pista e Francisco Ailton. E o União Brasil que também passou a ter três vereadores: Marcos Menin, Adelson Rezende e Douglas Teixeira.
O MDB, que tinha três vereadores, foi reduzido para dois: Bernardo Patrício e Claudinei Jesus. O Cidadania que não tinha nenhum vereador, agora é representado pelo presidente da Câmara, Oslen Dias (Tuti), que deixou o PSDB.
O PL recebeu a filiação do vereador Luciano Silva, que deixou o Podemos e conta também com o vereador Zé Eskiva. Já o vereador Derci Trevisan permanece no PSDB e a vereadora Ilmarli Teixeira permanece no PT.
Em Guarantã do Norte o PRD passou a contar com dois vereadores: o presidente da Câmara, Valcimar Fusinato e a vereadora Sandra Martins.
O União Brasil tem os vereadores Irmão Alexandre e Zilmar Assis. E o MDB também tem duas cadeiras, sendo os vereadores David Marques e Demilson da Páscoa.
O vereador Valter do Sindicato deixou o PDT e se filiou no PT. E o vereador Sílvio Dutra se filiou no Podemos.
Em Peixoto de Azevedo o MDB passou a ter três vereadores: Evandro Krommers, Mário Aparecido e Dr. Siqueira. O União Brasil conta com a vereadora Eliege Krul e Gleison Noleto. O PSD conta com a presidente da Câmara, Rosângela Matos (Zinha), Adriano Gomes e Francisco Pereira (Chiquinho Aboiador). O PRD com a vereadora Izolina Vacaro e Renato Ferreira. E no PL o vereador Cleibcesar Lopes- o Caçula.