José Vieira
Mato Grosso do Norte
Está em tramitação na Câmara dos Deputados, projeto de lei de autoria do deputado federal Juarez Costa (MDB), protocolado no último dia 22/2, que propõe excluir o Mato Grosso dos limites da Amazônia Legal, sob a justificativa de que é preciso expandir a fronteira agrícola no estado para atender o aumento da demanda nacional e internacional por alimentos.
O projeto foi protocolado com o número 337/2022.
Na argumentação, o parlamentar diz que a reserva legal em 80% como determina a lei federal em vigor, traz prejuízos a produtores rurais de Mato Grosso, Estado que se destaque na produção de grãos.
Com sua exclusão da Amazônia Legal, seria possível o Estado expandir as áreas de produção de fronteira agrícola.
Conforme o texto do projeto, com três biomas diferentes, Pantanal, Cerrado e Amazônico, Mato Grosso possui o maior déficit de reserva legal no país em suas propriedades rurais. há quase dois milhões e meio de hectares de déficit no Estado.
“O custo econômico para recuperação das reservas legais, ou para compensação dessa imensa área seria muito grande e injustificável para uma das regiões agrícolas mais importantes do país. Retirar o estado da Amazônia Legal reduziria essa exigência ao piso de 20%, poupando os produtores mato-grossenses das despesas necessárias à manutenção de até 80% de terras sem uso agropecuário. Importante ressaltar e frisar que o estado de Mato Grosso é o maior produtor agrícola do país”, argumenta Juarez.
Para Juarez, Mato Grosso se destaca com o aumento constante nos índices de produtividade e vem demonstrando ao longo dos anos melhorias contínuas na produção agrícola.
No entendimento do parlamentar, aliada a importância do agronegócio na economia mato-grossense e brasileira, está a necessidade de grande demanda para a produção de alimentos devido ao crescimento da população mundial.
“Com o crescimento da população mundial e aumento da demanda por alimentos, se faz necessário uma expansão das áreas de produção em fronteira agrícola de Mato Grosso”, justifica.
Na proposta o deputado também diz que o aumento da produção nacional, evita o desmatamento e a abertura de áreas pouco produtivas.
“Entendo justo que o estado de Mato Grosso seja excluído da Amazônia Legal, e siga basicamente as mesmas regras dos estados situados no Cerrado”, defende Juarez.
VADÃO 07/03/2022
NOBRE DEPUTADO, DIGA ONDE FICA SUA FAZENDA? É MUITA CARA DE PAU ESSA PROPOSTA. O SENHOR QUANTIFICOU TODAS AS AREAS EM ESTADO DE ABANDONO NO ESTADO? VAI TRABALHAR NO QUE PRESTA.
Francisco Toninato 05/03/2022
Acho correto se o nobre Deputado conseguir seria uma vitória para Mato Grosso.
Gilmar Antônio Rech 04/03/2022
Não obstante nossas averbações a margem das matrículas no passado de preservação de 50% na mata e 20% no cerrado, que foi tornada invalida do direito adquirido, este projeto trará solução a realidade de Mato Grosso , sua aptidão em produzir alimento, com respeito a meio ambiente, ressalvando que não li toda proposta do Parlamentar! Desde que resido em MT, Sempre se falou no paralelo 13.
Alan 04/03/2022
Cria vergonha na cara deputado. Vai caçar um serviço ou fazer projeto de interesse do povo, não dos barões do agro.
paulo eloy sepre bom 02/03/2022
88 quando Ricarte Junior Dr. Adnir falava no paralelo13 muitos dava rizada si conseguir bela conquista
5 comentários