Terça-feira, 05 de Novembro de 2024

Política Quarta-feira, 02 de Março de 2022, 08:56 - A | A

02 de Março de 2022, 08h:56 - A | A

Política / Proposta

Deputado Juarez Costa quer excluir Mato Grosso da Amazônia Legal

Autor da proposta é o deputado Juarez Costa. Para ele, a redução da Reserva Legal de 80% para 20%, atenderia crescente demanda por alimentos



José Vieira
Mato Grosso do Norte

Está em tramitação na Câmara dos Deputados, projeto de lei de autoria do deputado federal Juarez Costa (MDB), protocolado no último dia 22/2, que propõe excluir o Mato Grosso dos limites da Amazônia Legal, sob a justificativa de que é preciso expandir a fronteira agrícola no estado para atender o aumento da demanda nacional e internacional por alimentos.
O projeto foi protocolado com o número 337/2022.

Na argumentação, o parlamentar diz que a reserva legal em 80% como determina a lei federal em vigor, traz prejuízos a produtores rurais de Mato Grosso, Estado que se destaque na produção de grãos.
Com sua exclusão da Amazônia Legal, seria possível o Estado expandir as áreas de produção de fronteira agrícola.
Conforme o texto do projeto, com três biomas diferentes, Pantanal, Cerrado e Amazônico, Mato Grosso possui o maior déficit de reserva legal no país em suas propriedades rurais. há quase dois milhões e meio de hectares de déficit no Estado.
“O custo econômico para recuperação das reservas legais, ou para compensação dessa imensa área seria muito grande e injustificável para uma das regiões agrícolas mais importantes do país. Retirar o estado da Amazônia Legal reduziria essa exigência ao piso de 20%, poupando os produtores mato-grossenses das despesas necessárias à manutenção de até 80% de terras sem uso agropecuário. Importante ressaltar e frisar que o estado de Mato Grosso é o maior produtor agrícola do país”, argumenta Juarez.
Para Juarez, Mato Grosso se destaca com o aumento constante nos índices de produtividade e vem demonstrando ao longo dos anos melhorias contínuas na produção agrícola.
No entendimento do parlamentar, aliada a importância do agronegócio na economia mato-grossense e brasileira, está a necessidade de grande demanda para a produção de alimentos devido ao crescimento da população mundial.
“Com o crescimento da população mundial e aumento da demanda por alimentos, se faz necessário uma expansão das áreas de produção em fronteira agrícola de Mato Grosso”, justifica.

Na proposta o deputado também diz que o aumento da produção nacional, evita o desmatamento e a abertura de áreas pouco produtivas.
“Entendo justo que o estado de Mato Grosso seja excluído da Amazônia Legal, e siga basicamente as mesmas regras dos estados situados no Cerrado”, defende Juarez.

Comente esta notícia

VADÃO 07/03/2022

NOBRE DEPUTADO, DIGA ONDE FICA SUA FAZENDA? É MUITA CARA DE PAU ESSA PROPOSTA. O SENHOR QUANTIFICOU TODAS AS AREAS EM ESTADO DE ABANDONO NO ESTADO? VAI TRABALHAR NO QUE PRESTA.

positivo
0
negativo
0

Francisco Toninato 05/03/2022

Acho correto se o nobre Deputado conseguir seria uma vitória para Mato Grosso.

positivo
0
negativo
0

Gilmar Antônio Rech 04/03/2022

Não obstante nossas averbações a margem das matrículas no passado de preservação de 50% na mata e 20% no cerrado, que foi tornada invalida do direito adquirido, este projeto trará solução a realidade de Mato Grosso , sua aptidão em produzir alimento, com respeito a meio ambiente, ressalvando que não li toda proposta do Parlamentar! Desde que resido em MT, Sempre se falou no paralelo 13.

positivo
0
negativo
0

Alan 04/03/2022

Cria vergonha na cara deputado. Vai caçar um serviço ou fazer projeto de interesse do povo, não dos barões do agro.

positivo
0
negativo
0

paulo eloy sepre bom 02/03/2022

88 quando Ricarte Junior Dr. Adnir falava no paralelo13 muitos dava rizada si conseguir bela conquista

positivo
0
negativo
0

5 comentários

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]