Jornal Mato Grosso do Norte
Reportagem
Mato Grosso do Norte
O nome mais cotado e praticamente definido para assumir a candidatura a vice-prefeita na chapa do prefeito Asiel Bezerra é Marinéia da Silva Munhoz, esposa do vereador Lau da Rodoviária.
A afirmação é do próprio vereador, que é líder do prefeito na Câmara Municipal. Lau disse que com a desistência de Luiz Araújo, que era o candidato a vice-prefeito da chapa, ele e o vereador Dr. Charles Miranda foram convidados. No entanto, disse que ambos tem projetos de candidatura à reeleição.
“O Luiz Araújo desistiu por motivos de saúde. A indicação de minha esposa surgiu dentro do grupo. Não é o meu desejo que ela seja candidata, mas ela está à disposição para ajudar o prefeito e o grupo. Entretanto, se surgir outro nome não tem problema”, esclareceu o vereador, acrescentando que a possibilidade de Marinéia ser a candidata a vice-prefeita é de 90%.
O líder do prefeito disse que a expectativa do grupo político é que Asiel efetive sua candidatura, apesar de reconhecer que existe o impasse relacionado a reprovação de suas contas pela Câmara Municipal.
Segundo ele, não foi trabalhado a possibilidade deAsielnão ser candidato. Se por acaso isto vier a ocorrer, Lau não sabe qual a decisão que será tomada. “O prefeito Asiel precisa que a Câmara realize a sessão e vote novamente suas contas. Caso isto não aconteça, o prefeito tem outros recursos, inclusive, via judicial”, frisa Lau.
Conforme o vereador, o motivo do apontamento feito pelo Tribunal de Contas, foi apenas o índice da folha de pagamento. Enquanto o limite constitucional é de 54%, a prefeitura o ultrapassou e chegou a 54.052%.
“É um percentual muito pequeno e até o Tribunal de Contas aceitou rever novamente as contas do prefeito. Não houve desvio de recurso. É um motivo muito pequeno para o prefeito não ser candidato à reeleição apenas por isso”, observou o vereador.
Na sessão que a Câmara reprovou as contas de gestão de Asiel Bezerra, conforme o parlamentar, precisava-se de 8 votos para a matéria ser aprovada e seis vereadores votaram a favor. Votaram a favor da matéria, os vereadores Oslen Dias, o Tuti, Dr. Charles Miranda, Emerson Machado, Mendonça, Lau e Elói Crestani.
Agora, com o novo posicionamento do Tribunal de Contas, seriam necessários 6 votos para a conta do prefeito, relativa ao exercício de 2013, ser aprovada pela Câmara Municipal. O prefeito tem apenas 5 vereadores que votam favoráveis. “O vereador Tuti, que na outra votação que havia o apontamento do TCE, votou a favor. Agora que não há mais apontamento, mudou o seu voto. Disse-me que que vai pensar politicamente”, enfatiza o vereador.