Assessoria
Prefeitura de Colíder
A Unidade Avançada de Colíder do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foi reativada na última terça-feira, 9. A reabertura da unidade é comemorada pelos gestores de 22 municípios da região e agricultores familiares de 53 projetos de assentamentos.
O escritório de Colíder foi fundado em 1981 e extinto em 2017, conforme determinação da portaria nº 426, de 13 de julho do mesmo ano, com suas atribuições sendo repassadas à Unidade Avançada de Peixoto de Azevedo. Em seu lugar seria criada a Unidade Avançada Noroeste de Mato Grosso, com sede no município de Colniza.
Apesar de legalmente extinta, as prefeituras bancaram as despesas da Unidade Avançada de Colíder para que o atendimento do Incra às 12 mil famílias não parasse de vez. “As prefeituras, destacando Colíder, Paranaíta, Cláudia e Nova Canaã do Norte, nos deram suporte para prosseguirmos até que fosse mudado o decreto. Hoje, estamos conseguindo fazer a reabertura da unidade, mantendo a estrutura. Lembrando que essa é a única unidade de Mato Grosso que tem sede própria”, diz Paulo Nunes, chefe do escritório.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Vinha, pontua que a reabertura do escritório do Incra em Colíder agilizará a regularização fundiárias nos mais de 50 assentamentos de agricultores familiares. “Isso é muito importante para a nossa região, onde ainda existem inúmeras propriedades sem os seus títulos. E essa titulação é feita pelo Incra. Com a reativação, as coisas vão melhorar nesse sentido”, afirma.