Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025

Política Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024, 08:50 - A | A

11 de Dezembro de 2024, 08h:50 - A | A

Política / energia elétrica

Mato Grosso tem “a energia mais cara do Brasil”



Assessoria

O papel das agências reguladoras continua causando polêmica. Nesta terça-feira, 10, durante reunião da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, o senador Jayme Campos (União-MT) voltou a criticar o trabalho da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A exemplo de outros debates sobre energia elétrica, ele voltou a defender que o Congresso “abra a caixa preta” do funcionamento da agência, para quem “pouco ou quase nada tem de utilidade” na defesa dos interesses da população.

Para ilustrar a crítica, Jayme Campos ressaltou que Mato Grosso sofre com o problema de distribuição de energia, mesmo sendo um grande produtor da commoditie. “Várias regiões do Estado hoje não estão crescendo sua economia” – disse, ao relatar que tal fato tem causado grave atraso no desenvolvimento da agroindústria do Estado.

Aos demais senadores, Jayme Campos retratou a situação do município de Santiago do Norte, de onde recebe constantes ligações telefônicas da população pedindo intervenção para que chegue energia na cidade “até para acender um bico de lâmpada”. Para ele, trata-se de uma situação inadmissível.

“Não tem energia. E pagamos a energia mais cara. Você só sabia que Mato Grosso é o Estado que paga a energia mais caro do planeta? Ou seja, está fora da casinha. Mato Grosso paga a energia caríssima e, sobretudo, inconfiável o sistema” - enfatizou. Bastou dar um trovão, ameaçar chover, já cai a energia”.

Durante o debate sobre o projeto de lei que disciplina o aproveitamento de potencial energético offshore, Jayme Campos voltou a colocar em dúvida os negócios que envolvem as empresas do setor. “Como é que você compra uma empresa por R$ 1,00 e vai atrás de um credor, ou seja, de um devedor dela, de R$ 57 milhões? Então isso aí chama-se maracutaia, para não dizer outra coisa pior. Maracutaia” – disse.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]