José Vieira do Nascimento
editor Mato Grosso do Norte
O prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira (Patriota) propôs aos prefeitos dos seis municípios da região de Alta Floresta, para entrar no Consórcio Nacional para comprar vacinas contra o covid-19.
Com isto, na sexta-feira, 5, os municípios de Alta Floresta, Carlinda, Paranaíta, Apiacás, Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes se inscreveram no consórcio, coordenado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com o objetivo de adquirir vacinas contra o novo coronavírus.
“Não podemos ficar com a região descoberta. Sei que depende do governo Federal, se ele irá liberar para os municípios se a gente conseguir comprar. Mas a minha proposta é para fazermos a nossa parte para entrar no pedido de compra”, enfatiza Osmar.
Ele, que esteve na sexta-feira em Alta Floresta para conversar com o prefeito Chico Gamba, que é presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, levou a proposta para os demais prefeitos, que aceitaram inscrever seus respectivos municípios no consórcio.
“Todos os municípios fizeram a inscrição. Agora, ainda não sabemos se seremos ou não aceitos”, observa Osmar.
“Temos que discutir porque o prazo para fazer a adesão aos demais municípios brasileiros que estão dispostos a comprar a vacina, está se extinguindo. Primeiros temos que aderir ao consórcio, depois faremos um estudo técnico. Mesmo que não consigamos para toda a população, mas temos que faremos a nossa parte. Temos que nos esforçar para conseguir pelos menos a vacina para os grupos de risco, para pessoas acima de 70 anos. Se conseguirmos isto, já será um grande avanço. E os programas de vacinação dos governos continuam”, analisa Osmar.
O movimento das cidades brasileiras por mais vacinas na pandemia do coronavírus, teve início após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar que estados e municípios comprem e distribuam doses do imunizante. A Frente Nacional de Prefeitos reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, mas qualquer município brasileiro teve a chance de aderir ao consórcio, sem custo para as prefeituras.
Em Mato Grosso, a maioria dos municípios que aderiram ao consórcio, tem população com menos de 50 mil habitantes.
Em Paranaíta, conforme o prefeito, a pandemia está sob controle. Os casos caíram bastante, os picos já estiveram bem mais altos. Porém, é preciso estar sempre atento, porque os casos na região ainda estão em alta.
“Em Paranaíta temos a baixa e média complexidade. Hospital com leitos e respiradores, mas se precisarmos de um leito de UTI e não tiver do Estado, haverá como o cidadão ser atendido. Os casos de UTI dependemos do governo do Estado. Por isso, temos que trabalhar para o Estado e a região baixar o índice. Hoje os 20 leitos que tem em Alta Floresta, é do Estado inteiro. Estamos torcendo para estas medidas do governador ajuderem a baixar os casos”, enfatiza.