José Vieira
Mato Grosso do Norte
A poucos dias da abertura do período de realizações das convenções partidárias, para a formação de coligações e apoio com vistas ao embate eleitoral deste ano, em Nova Bandeirantes, se desenha um cenário que aponta para a possibilidade de 5 candidatos na disputa pela prefeitura.
Há 5 nomes colocados como pré-candidatos a prefeito. O prefeito César Périgo (MDB), Valdir Rio Branco (PRD), Zé Gaúcho (PL), Zé Padre (PT) e João Rogério de Souza (Republicanos).

O prefeito César Périgo, além de seu partido, MDB, está também com o União Brasil e Podemos. Antes de se eleger prefeito em 2020, César foi vereador por dois mandatos e presidente da Câmara Municipal. Em 2020 venceu o então prefeito, Valdir Rio Branco, por uma diferença de 60 votos.
Neste pleito, César deve manter a mesma chapa da eleição anterior, tendo como candidato a vice-prefeito o vice atual, José Sidnei de Souza, do União Brasil. Nova Bandeirantes tem um histórico de não reeleger prefeitos. César poderá ser o primeiro a quebrar este estigma, caso seja reeleito na eleição de outubro. Ele conta com o apoio do governador Mauro Mendes, deputado Federal Juarez Costa e a deputada Janaína Riva para reforçar seu palanque.
O vice-prefeito Sidnei foi vereador na legislatura de 2013/2016 e presidente da Câmara Municipal no biênio de 2013/2014.
Ex-prefeito por dois mandatos, Valdir Rio Branco está filiado no PRD (Partido da Renovação Democrática) e tem o apoio do Democracia Cristã e o PSB. O ex-gestor tem um histórico de, nas duas vezes em que foi candidato à reeleição, acabou sendo derrotado. Em 2020 perdeu a eleição para o atual prefeito César.
Rio Branco, no cenário atual, é o principal adversário do atual prefeito e garante que está com as três siglas que lhe dão sustentação, organizadas com 30 pré-candidatos à vereadores, observando as cotas de 30% de mulheres.
João Rogério (Republicanos) está com PSDB e tem uma lista de 20 pré-candidatos a vereadores. Ele foi o vice-prefeito no primeiro mandato de Valdir Rio Branco. Em 2020 chegou a ensaiar uma candidatura a prefeito, mas acabou desistindo.
Zé Gaúcho (PL) está com o PRTB e também assegura estar com a lista de 20 nomes para disputar as vagas para a Câmara Municipal. Em 2020 ele foi candidato e obteve 570 votos.
O PT tem como pré-candidato a prefeito, o ex-vereador Zé Padre, que também está com uma lista de 10 pré-candidatos a vereadores. O Partido dos Trabalhadores deverá sair sozinho a disputa eleitoral.