Segunda-feira, 14 de Outubro de 2024

Política Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2017, 00:00 - A | A

20 de Janeiro de 2017, 00h:00 - A | A

Política /

NOVA CANA

Jornal Mato Grosso do Norte



José Vieira do Nascimento
Editor de Mato Grosso do Norte
 
O prefeito de Nova Canaã do Norte, Rubens Roberto, o Rubão, disse em entrevista à Mato Grosso do Norte, concedida na manhã de quarta-feira, 18, que a administração anterior deixou a prefeitura em grandes dificuldades econômicas, com maquinário sucateado e com um grande volume de dívidas.
Para o prefeito, em pelos menos três licitações deixadas prontas pelo ex-prefeito, há suspeitas de irregularidades. Os certamos foram feitos para a construção de uma escola e manutenção dos ônibus do transporte escolar.
“Já conversamos com o Tribunal de Contas e eles vão fazer uma vistoria nestes contratos. Queremos cancelar estas licitações porque  há evidências de irregularidades. Os recursos não são de emendas”, disse Rubão.
O novo prefeito afirmou que também pretende cancelar o parcelamento de uma dívida do INSS, de várias gestões do município, feita ainda no ano de 2000. O valor da dívida é de R$ 4,5 milhões e foram pagas apenas três parcelas que totalizam cerca de R$ 80 mil.
“Esta dívida, queremos transferir para o gestor da época, que fez o parcelamento”, enfatiza.
Dificuldades – A situação da prefeitura de Nova Canaã do Norte é de grande dificuldade. As máquinas e caminhões da prefeitura, segundo o prefeito, não tinha nenhuma funcionando quando ele assumiu a prefeitura. Todas estavam quebradas.
Além disso, a folha de pagamento da prefeitura está acima do limite constitucional.
Para começar a trabalhar, a prefeitura está contando com a ajuda da população, principalmente de produtores, na recuperação das estradas, pontes e bueiros.

Folha dos servidores está ultrapassando o limite constitucional

Sobre a folha de pagamento, o prefeito disse que não dá para demitir funcionários, porque quase todos são concursados.
Entretanto, está realizando um estudo para cortar adicionais, como insalubridade, para funcionários que não precisariam receber este benefício.
“Eu vou rezar para a receita do município crescer, porque a situação da folha é complicada. Não sei ainda como resolver. Mas temos que obedecer a lei de responsabilidade fiscal”, lamenta o prefeito.
Mesmo diante de tantas dificuldades, o prefeito disse que já está recuperando as estradas da zona rural, vai reabrir o hospital na próxima segunda-feira e inaugurar o laboratório do município.
Também mudou a prefeitura para a nova sede, mesmo ela não estando pronta, para parar de pagar aluguel. “Vamos trabalhar, enfrentar a situação e buscar uma solução para os problemas”, assegura ele.
Câmara Municipal- Rubens disse que mesmo tendo a minoria na Câmara, acredita que não enfrentará problemas para administrar o município. “Perdemos a eleição para a presidência por 5 votos a 4. Mas nossos projetos são para o bem dos moradores e os vereadores não vão poder se opor. A população quis a mudança e está acreditando no nosso trabalho”, frisa o prefeito.
O prefeito é empresário é esta é a primeira vez que exerce um mandato político. Ele disse que sua meta e o crescimento de Nova Canaã do Norte, geração de empregos, respeito a sociedade e valorização do ser humano.
“Estou otimista. Em 15 dias fizemos muitas coisas e vamos continuar trabalhando para melhorar o município  e atender com respeito a população”, assegura.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]