Assessoria
Observatório Social do Brasil
A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT) recebeu recentemente uma denúncia de nepotismo cruzado, envolvendo a deputada estadual Janaína Riva e o conselheiro interino do TCE/MT Isaías Lopes da Cunha.
Consta na denúncia feita pelo Observatório Social do Brasil uma verdadeira investigação, na qual se constatou que Loureana Barbosa Nunes Rocha Riva, cunhada (parente por afinidade em 2º grau) da Deputada Janaína Riva, foi nomeada em 11 de março de 2019 no TCE/MT para exercer o cargo de Assessora de Conselheiro, justamente no Gabinete do Conselheiro Interino Isaías Lopes da Cunha, com subsídios mensais de R$ 11.047,69 (recebidos em julho de 2020).
Em contrapartida, Sidnei Lopes da Cunha, irmão (parente consanguíneo colateral em 2º grau) do Conselheiro Interino Isaías Lopes da Cunha foi nomeado em 12 de março de 2019 na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para exercer o cargo de Assessor Técnico Jurídico da Ouvidoria, com subsídios mensais, de R$ 11.388,08 (recebidos em julho de 2020).
Conforme a denúncia, após todo o levantamento de informações, ficou muito claro a reciprocidade nas designações e nomeações mútuas dos servidores citados.