Ilson Machado/Mato Grosso do Norte
O presidente da Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo, vereador Thawê Rodrigues Dorta (União), apresentou em sessão ordinária, realizada na quarta-feira, 14, um projeto de lei que visa proibir o uso de fogos de artifício com estampidos, no município. A medida foi aprovada por todos os vereadores, proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de artifício com efeitos sonoros, como o efeito de tiro, mas permite a utilização de fogos de efeitos visuais e luminosos.
O objetivo do projeto, segundo ele, é proteger idosos, enfermos, autistas e animais domésticos, que são sensíveis ao barulho provocado por este tipo de fogos.
“O projeto que elimina o uso de fogos com estampido, a gente pode usar os foguetes que tem iluminação, brilho com grande beleza, mas sem barulho. Queremos ter a consciência de que em certos locais do município, não podemos usar fogos com barulho, que incomodam idosos, os animais, as crianças com algum tipo de deficiência que tem uma audição mais sensível, as quais firam irritadas, chorando, o que causa desconforto no convívio da família”, argumenta Thawê.
“Se todos usassem com responsabilidade, não seria necessário um projeto desse, mas já que as pessoas às vezes não usam o bom senso. Hoje foi votado e aprovado o meu projeto de lei proibindo a utilização dos fogos de artifícios com estampidos em Peixoto”, comenta o parlamentar.
Animais soltos- Com relação a animais soltos nas ruas da cidade, que é outro problema, inclusive questionado pelos vereadores, o presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, afirma já ter feito cobranças, por meio de requerimentos, ao prefeito Paulistinha para aumentar o sistema de fiscalização. Ele observa que solicitou ao gestor que coloque em cada setor, pelo menos dois fiscais (ou pelo menos um), para fiscalizar as áreas que são da tributação, do trânsito e em os setores da prefeitura.
Conforme o vereador, com essa fiscalização é possível melhorar os trabalhos de preservação no município. “Falando sobre os animais soltos, eu acho que a gente pode fazer um Requerimento para que o prefeito construa um abrigo para esses animais, Podemos fazer arrecadação de doações junto ao setor privado e poder público, e colocar esses animaizinhos em um lugar seguro que não irá trazer risco de acidentes para população, nem perigo para as crianças que podem ser agredidas e mordidas por um cachorro. A criação de um canil, de um abrigo para os cães é bom para os animais e para a população”, aponta Thawê.