Sábado, 25 de Janeiro de 2025

Política Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024, 19:35 - A | A

27 de Fevereiro de 2024, 19h:35 - A | A

Política / 2024

Tribunal Superior Eleitoral começa os preparativos para as eleições municipais

O TSE recebeu dos partidos, entidades de classe, advogados, comunidade e cidadãos civis



Assessoria/ TRE

Os preparativos das eleições municipais de 2024 começam nesta terça-feira (27), a partir das 19h, com o Tribunal Superior Eleitoral examinando as orientações aos partidos, coligações e federações, candidatas e candidatos, e eleitores sobre o que é permitido e vedado durante o período eleitoral. O pleito ocorrerá no dia 6 de outubro, domingo.    O exame das resoluções foi comunicado pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, na sessão da última quinta-feira (22). Moraes explicou que o intuito é aprovar, com celeridade, as resoluções e expor o que for deliberado aos envolvidos sobre o teor e as regras do processo eleitoral.

O TSE recebeu dos partidos, entidades de classe, advogados, comunidade e cidadãos civis, entre 4 e 19 de janeiro, quase mil sugestões para aprimoramento das resoluções do pleito. Nas disputas anteriores, o Tribunal recebeu 520 propostas. Após as expressivas sugestões, o Tribunal realizou um ciclo de audiências públicas, em janeiro, para que os interessados pudessem contribuir com o processo. A ministra Cármen Lúcia, que presidiu os encontros, informou que foram aprovados quase 100 pedidos de uso da palavra e que 80 pessoas se manifestaram durante as audiências. Na ocasião, Cármen Lúcia ressaltou a atuação de quem se ocupa e se preocupa com o processo político.

“Para que tenhamos uma democracia efetiva, eficaz e eficiente em benefício da liberdade e dignidade de todos, além da construção permanente do processo democrático e de uma sociedade brasileira que seja cada vez mais de todos, para todos e por todos”, finalizou a ministra. Na capital, o cenário das municipais já está sendo formado, sobretudo após o fim da novela para definir o pré-candidato pelo grupo do governador Mauro Mendes. O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho, foi o escolhido para ser o nome do União Brasil.

Pelo Partido dos Trabalhadores, o deputado estadual Lúdio Cabral foi escolhido pelo diretório municipal, mas ainda disputa a confirmação com a deputada federal Rosa Neide, que desponta como nome da executiva nacional da sigla.

Atual vice-prefeito de Cuiabá, José Stopa é pré-candidato pelo PV, mas aguarda decisão do PT para discutir quem será o candidato da federação, com apoio do senador Carlos Fávaro. Pedra no sapato de Emanuel Pinheiro (MDB), o deputado federal Abílio Brunini está confirmado, mais uma vez, na disputa, pelo Partido Liberal.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]