Quinta-feira, 13 de Junho de 2024

Política Quarta-feira, 29 de Julho de 2015, 00:00 - A | A

29 de Julho de 2015, 00h:00 - A | A

Política /

Vereador quer viabilizar financiamento para agricultores familiares

Jornal Mato Grosso do Norte



Reportagem MT NOrte

Com a entrega dos CCU- Contrato de Concessão de Uso- para agricultores do Assentamento São Pedro em Paranaíta, o vereador José Domingos Nunes, o Birobiro (DEM) iniciou um trabalho visando a viabilização de linhas de créditos para os novos assentados.
Nesta semana, o presidente da Câmara de Paranaíta esteve em reunião com o gerente do Banco do Brasil em Alta Floresta, e no escritório da Empaer em Paranaíta, buscando as informações sobre os procedimentos que os agricultores devem adotar para ter acesso à financiamentos destinados a Agricultura Familiar.
O parlamentar disse que as reuniões foram proveitosas e as informações obtidas serão transmitidas aos agricultores do Assentamento São Pedro e de todo o município. “Saí bastante otimista da reunião com o gerente do Banco do Brasil. Ele disse que tem possibilidades dos agricultores terem acesso às linhas de créditos e me orientou sobre o que precisa ser feito inicialmente”, observou Birobiro.
Conforme o vereador, o INCRA deve informar ao Banco do Brasil sobre a entrega do CCU aos assentados.  E os devem ser elaborados projetos individuais, através da Empaer, para serem analisados pelo banco.
“Quem já fez o Pronaf AC terá mais facilidade. No caso dos agricultores que receberam o CCU, vai depender do INCRA repassar a informação ao Banco do Brasil. Os agricultores devem ter consciência que estamos no processo inicial, buscando informações para sabermos o que tem que ser feito para conseguir os financiamentos. Como representante dos agricultores familiares de Paranaíta, estou lutando para conseguir viabilizar este benefício para as famílias. E a primeira coisa que temos a fazer é justamente procurar as informações”, acentua Birobiro.
Na Empaer, o vereador conversou sobre os projetos necessários para a obtenção de recursos oriundos de financiamentos. Segundo ele, os agricultores terão que fazer a atualização de seu cadastro do DAP (Declaração de Aptidão ao Pronat).  O DAP indentifica o produtor familiar e permite acesso ao crédito rural em condições especiais de juros.
“Primeiro estou esclarecendo as dúvidas. Mas estou com muita esperança que os agricultores do Assentamento São Pedro vão ser beneficiados. Estou fazendo o meu papel como defensor dos agricultores familiares de Paranaíta, lutando por novas conquistas para que hajam melhoras na qualidade de suas vidas”, 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]