Assessoria Câmara
Foi aprovada a indicação de nº 174/25, de autoria da vereadora Joize Marques, ao prefeito de Colíder, Rodrigo Benassi e Mara Lemos Martins, Secretária Municipal de Saúde e Saneamento Básico, mostrando a necessidade e importância de aderir e implantar o Programa Federal Mais Acesso a Especialidades (PMAE) – Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada- com foco no componente Telessaúde, visando ampliar o acesso da população às especialidades médicas não disponíveis no município de Colíder.
Segundo ela, considerando que o município de Colíder não dispõe de todas as especialidades médicas, a implantação do PMAE poderá representar um avanço significativo no cuidado à saúde da população, reduzindo filas de espera, otimizando a regulação de vagas e evitando deslocamentos desnecessários para outras cidades, com economia de recursos públicos e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
“O PMAE é uma iniciativa do Ministério da Saúde, que tem como objetivo ampliar e qualificar a oferta de serviços na atenção ambulatorial especializada, com prioridade para os municípios que enfrentam dificuldades na contratação de profissionais médicos em determinadas especialidades. A estratégia de Telessaúde permite que pacientes tenham acesso remoto a consultas especializadas, exames e até pareceres médicos, por meio de ferramentas digitais seguras e regulamentadas, promovendo maior equidade no atendimento, especialmente nas regiões mais afastadas ou com escassez de profissionais”, argumenta.
Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr