Reportagem/ Mato Grosso do Norte
Carlinda é um dos municípios de Mato Grosso muito bem posicionado nos índices dos programas de vacinação para o público de todas as idades.
O Programa Nacional de Imunizações – PNI- é levado muito a sério em Carlinda. A gestão municipal, através das equipes da Secretaria de Saúde da Sala de Vacina, facilita o máximo o acesso da população às vacinas que estão disponíveis no município.
Uma ação importante que tem dado resultados muito positivos para melhorar o índice de pessoas vacinadas. É um trabalho realizado com a mobilização da equipe indo até às comunidades rurais e escolas para vacinar jovens, crianças e adultos.
A secretária municipal de Saúde de Carlinda e a enfermeira Thais Aragon, explicam que a Vacinação Itinerante na Zona Rural acontece uma vez ao mês. E que a equipe da Sala de Vacinação se desloca até às Unidades de Saúde da Zona Rural para vacinar a população e atualizar a Carteira de Vacina de todos os moradores.
“A equipe vai nas comunidades e facilita o acesso dos moradores à vacinação. Desta forma, estamos obtendo um índice muito bom na cobertura vacinal, de pessoas imunizadas no município em todos os públicos. E assim, estamos zelando da saúde da população”, explicam.
As profissionais aproveitam para alertar a população sobre a importância para a saúde de manter a carteira de vacina atualizada. Orientam que, além de levar os filhos para serem vacinados, é fundamental ficar atento para quais vacinas os adultos também devem tomar.
Foto/ Assessoria
Dia D - Porém, a Saúde de Carlinda também realizou o Dia D de vacinação, que foi uma ação de sucesso, com mais de 170 pessoas vacinadas, entre crianças e adultos.
A equipe preparou uma programação especial, principalmente voltadas para o público infantil, com brinquedos para as crianças, algodão doce, pipoca e bonecos de fantasias.
“Foi bem interessante. Além de vacinar, levamos alegria e diversão e as crianças adoraram. Foi um sucesso!”, disse a enfermeira Thais.