por Carlo Valente
Inofomotori.com/Itália
Exclusivo no Brasil para Auto Press
Para a Fiat, finalmente entrou na era dos carros elétricos, que começa para a marca com a nova geração do seu modelo mais charmoso, o Fiat 500, que chega ao mercado com a versão especial Hybrid Launch Edition. O Fiat 500 Hybrid, experimentado nas estradas próximas a Bologna pouco antes da pandemia, continua sendo um “funcar”, pelo menos no que diz respeito à parte estética, mas agora conta com um sistema híbrido leve – a versão totalmente elétrica também está pronta e em processo de pré-venda na Europa. Além de prometer emissões e consumos muito baixos, o modelo chega com um preço também atraentes, com versões a partir de 15 mil euros, No caso da Launch Edition, ela parte de 18 mil euros, mas é bem completo e não tem opcionais.
O Fiat 500 Hybrid Launch Edition se diferencia pelo emblema exclusivo na forma de "H" incrustado na coluna central, que também é usado na tampa traseira na identificação Para reforçar o perfil “ecofriendly” – ecologicamente amigável – os revestimentos interiores são feitos com Seaqual Yarn, material especial, certificado pela Seaqual Initiative, feito de plástico reciclado , sendo 10% de origem marinha e 90% de origem terrestre. Para obter este material, primeiro deve-se transformar o plástico coletado no mar em escamas de polietileno, a partir do qual se obtém os fios necessários para os tecidos do interior do carro. O cálculo é que, a cada unidades do 500, são usadas 60 garrafas plásticas recuperadas nos mares pela empresa de ecobusiness. Nas 100 mil unidades previstas por ano, serão 6 milhões de garrafas retiradas nos oceanos.
Outro aspecto interessante é o novo motor a gasolina Mild Hybrid, herdeiro direto do lendário motor Fire 1.2, de 69 cv – no Brasil, este motor é usado em versões 1.0 e 1.4. O novo propulsor 1.0 litro de 3 cilindros da família Firefly entrega 70 cv de potência máxima a 6 mil rpm e 9,4 kgfm de torque máximo a 3.500 rpm. Segundo a marca, as emissões e o consumo, comparados ao Fire, caíram cerca de 20%. O conforto de condução também se beneficia das melhorias tecnológicas, já que as vibrações do motor são realmente minimizadas. É um motor particularmente versátil, pois pode ser desenvolvido a 3 ou 4 cilindros com deslocamentos de 1.0 ou 1.33 litro em veículo movido a potência ou turbinado com potências que podem chegar aos 180 cv usado no novo Fiat 500X.
O FireFly é novo, mas já está bem “azeitado”, já que mais de meio milhão foram produzidos e é realmente um motor mundial que começou sendo produzido no Brasil – onde a versão 1.0 rende 72/77 cv, com gasolina/etanol