por Eduardo Rocha
Auto Press
A Peugeot alimenta uma grande esperança em relação ao novo 208, que passou a produzir na Argentina. A torcida da fabricante é que o novo hatch compacto dê uma espécie de “reboot” na marca no Brasil e repita o desempenho do 206, o bem-sucedido ancestral da chamada série 2 da marca produzido no Brasil entre 2001 e 2009. A base para a aposta é a mesma: o visual especialmente atraente do hatch compacto, inclusive do interior, que traz a segunda geração do painel i-cockpit, com efeito 3D. Em relação ao 208 que sai de linha agora, o novo 208 traz a nova plataforma modular CMP, ficou um pouco maior, mas manteve o velho motor EC5, um 1.6 16V flex, com 115/118 cv e 15,4/15/7 kgfm. Ele sempre é gerenciado pelo mesmo câmbio automático de seis marchas, que equipava as versões superiores do 208 que saiu de cena.
Atualmente, o poder de escolha do consumidor em relação ao novo 208 se resume ao conteúdo do modelo. O modelo chega com quatro versões: Active, Active Pack, Allure e Griffe. A versão Active traz de série travas, direção e vidros elétricos, ar, direção, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, airbags laterais, sistema multimídia com tela de 7 polegadas, luz diurna e rodas de liga leve aro 16. Esta versão tem preço de R$ 74.990 e passa a ser o modelo mais barato oferecido pela Peugeot no Brasil. A versão Active Pack adiciona teto panorâmico, ar-condicionado automático e câmera de ré e acrescenta RS 8 mil ao preço, que chega a R$ 82.990. Na versão Allure aparece o novo i-Cockpit 3D e ainda bancos em Alcântara, carregador de celular por indução, chave de proximidade para travas e ignição, rodas diamantadas e volante em couro. Ela custa R$ 89. 990.
A versão acima é a Griffe, que adiciona faróis full led, sensor de luz, chuva e obstáculos traseiro, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, controle de faixa de rolagem com esterçamento do volante, câmera traseira com 180º, farol alto automático, detector de fadiga e sistema de reconhecimento de placas de velocidade. O preço vai a R$ 94.990. Nas versões oferecidas no Brasil, a Peugeot deixou de fora alguns itens de segurança e de assistência ao motorista oferecido no modelo francês, como controle de cruzeiro adaptativo com sistema stop and go, sensor para ponto cego, monitor de pressão dos pneus, airbag de cortina. Estes equipamentos podem aparecer, porém, na versão e-GT chamado na França de e-208 GT