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Variedades Segunda-feira, 17 de Agosto de 2020, 00:00 - A | A

17 de Agosto de 2020, 00h:00 - A | A

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CARROS: Ponto futuro



POR COSME CURATOLA
INFOMOTORI.COM/ITÁLIA

O compacto Yaris está para a Europa como o médio Corolla está para o Brasil. Foram os modelos que criaram a base de crescimento da Toyota em cada um desses mercados, no final da década de 1990. E os dois automóveis passam a dividir a mesma plataforma a partir desta quarta geração do Yaris, apresentada em Bruxelas nesta última semana de julho. O hatch compacto é produzido da fábrica francesa da marca em Onnaing, na região de Lille, próxima à fronteira com a Bélgica, e chega ao mercado europeu em setembro, mas já pode ser encomendado online. A ideia da marca é que o novo modelo promova um crescimento de 10% no segmento para a marca.
O novo Toyota Yaris é um modelo verdadeiramente novo.

A começa pela a adoção da plataforma modular Toyota New Global Architecture (TNGA), que neste formato compacto ganha a designação GA-B – a do Corolla e do Prius é GA-C, para médios. As linhas são totalmente novas, seguindo o conceito batizado de Condensado e Ágil, e op modelo foi recheado com diversas tecnologias de referência.

A mais importante, com certeza, é a nova motorização híbrida, mais potente e eficiente que a anterior, com 116 cv e 12,3 kgfm. Com motorização convencional, o modelo dispõe de dois propulsores de três cilindros aspirados. O de 1.0 litro tem 70 cv e 9,4 kgfm e trabalha com uma caixa manual de cinco marchas, enquanto o de 1.5 litro rende 120 cv e 14,8 kgfm, com transmissão manual de seis velocidades. Na parte estética, as novas linhas do Yaris 2020 mudam a percepção do carro de diferentes formas: em alguns aspectos são mais suaves, em outros, mais contundentes.
A grade, de tamanho bem mais generoso que antes, está bem integrada com os faróis de neblina, que se assemelham às tomadas de ar de um carro esportivo. O design chama a atenção para os conjuntos óticos full led – apenas a versão de entrada Active tem faróis halógenos –, sublinhado pela assinatura em led, que faz também as funções de luz diurna e de pisca.

De perfil, os arcos das rodas estão bem protuberantes, o que reforça o visual musculoso, mas mantendo as linhas gerais orgânicas.

A linha de cintura, que finaliza em um arco ascendente, dá um aspecto de velocidade ao modelo. Na parte traseira, a lanterna tem um design que valoriza o efeito tridimensional. Na parte inferior do para-choque, o farol de neblina fica centralizado em um aplique com feixes, como se fosse um extrator de ar. Nas versões superiores, Estilo e Première, a peça recebe um acabamento em preto brilhante e o teto é pintado em preto. No alto da tampa traseira, um spoiler embutido destaca ainda mais os traços esportivos do modelo.
A intenção da marca ao salientar uma personalidade mais marcada para o compacto tem a ver com o projeto de expansão não só da gama Yaris, com a chegada das versões GR e Cross, mas também do uso da plataforma TNGA. A Toyota estima de 92% de seus veículos utilização esta plataforma até 2022. No Toyota Yaris, o uso desta plataforma permitiu um aumento da largura de 5 cm em relação à terceira geração, com 1,75 metro. O comprimento permaneceu nos mesmos 3,94 m, enquanto a altura perdeu 1 cm, com 1,50 m redondos. Apesar de continuar mais curto que seus concorrentes, o Yaris oferece uma boa habitabilidade pelo entre entre-eixos de 2,55 m, 5 cm a mais que na geração anterior.

O porta-malas, com 286 litros, ganhou 7 litros de capacidade. 
Em relação à motorização, o sistema híbrido foi atualizado – também está em sua quarta geração   e emprega dois motores elétricos: um para trabalhar em conjunto com o endotérmico, garantindo mais potência e torque, e outro para as partidas e recarga do primeiro. Também mudam o sistema de sincronização e as baterias, que agora são de lítio e não mais níquel como nas versões antigas. Desta forma, o carro pode navegar em modo puramente elétrico até 130 km/h, com autonomia de até 35 km.

Para a movimentação, o novo conjunto é composto por um motor de 1.5 litro de 91 cv, de ciclo Atkinson com de três cilindros, e um motor elétrico de 80 cv, com potência combinada de 116 cv e 12,3 kgfm – a antiga unidade de potência tinha um motor térmico 1.5, de quatro cilindros e 54 cv, e gerava 100 cv e 11,3 kgfm. O câmbio é o mesmo: automático e-CVT. 
No Brasil, a nova geração do Yaris deve ser produzida somente a partir de 2025, quando finalizar o ciclo de vida do atual Yaris fabricado em Indaiatuba, interior de São Paulo. Modelo que, a não ser pelas dimensões externas, nada tem a ver com o Yaris europeu ou japonês. Trata-se, na verdade, do Etios com uma roupagem diferente.

O Etios é projeto pensado para mercados mais pobres, como o da Índia e do Brasil, e usa a plataforma EFC – Entry Family Car – mais antiga, simples e barata que a TNGA. O Yaris “brasileiro” até vai apresentar novidades visuais para a linha 2021, com um face-lift que o deixará com o mesmo aspecto adotado pela terceira geração do Yaris em 2017 na Europa. Exatamente o modelo que está sendo descontinuado agora para a chegada dessa quarta geração.

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