por Eduardo Rocha
Auto Press
Nos últimos anos, depois de um bom tempo sem grandes novidades, a Ducati tem feito boas renovação em sua linha, animada pelos investimentos do Grupo Volkswagen. Nas últimas cinco semanas, a fabricante de motocicleta vem mostrando os detalhes de suas motos para 2021. Começou pela Multistrada com o novo motor Granturismo V4, seguiram com a XDiavel e a Scrambler 2021, depois veio a Diavel Lamborghini. Agora é a vez de apresentar a nova versão intermediária da Monster, que traz mudanças que vão bem além das faixas e cores. O modelo, prometido para chegar em abril de 2021 na Europa, trocou o motor 821 cm³ pelo 937 cm³, também bicilíndrico,. Apesar do aumento de quase 15% na cilindrada, não houve um ganho expressivo na potência, que passou de 109 cv para 111 cv, uma vez que a moto foi adequada às normas de emissão Euro 5. Em compensação, o torque cresceu em quase 10%, indo de 8,7 kgfm para 9,5 kgfm. No Brasil, a linha Monster tem apenas a versão de entrada, a 797, que tem 73 cv – que não é vendida na Europa –, a mais forte, 1200S, com 147 cv. Caso a nova Monster 937 venha para o Brasil – até porque usa o mesmo motor da Multistrada 950 produzida no Brasil