Sexta-feira, 21 de Março de 2025

Variedades Sexta-feira, 17 de Junho de 2016, 00:00 - A | A

17 de Junho de 2016, 00h:00 - A | A

Variedades /

Mergulho profundo

Carta Z



Sabrina Petraglia é do tipo ''caxias''. Tanto que, assim que foi convidada para interpretar a Shirley de ''Haja Coração'', em outubro do ano passado, começou a estudar a personagem. Principalmente porque sabia que, em cena, teria de mancar e transmitir essa característica com naturalidade. Por isso, decidiu, por conta própria, contratar uma professora de corpo. Durante esse processo inicial, que durou quatro meses, a atriz teve a oportunidade de andar por São Paulo usando uma bota ortopédica. Assim, pôde observar as reações, os olhares piedosos que recebeu e absorver sentimentos para construir sua Shirley. ''Senti várias coisas. Primeiro, quis contar para todo mundo que aquilo era uma brincadeira. Depois, quis ficar invisível e passei a andar de cabeça baixa. Em seguida, me deu uma tristeza profunda e uma revolta. Aí, levantei o peito e fui tomada por um orgulho'', conta.
O último sentimento, aliás, tem sido uma espécie de norte para o trabalho de composição de Sabrina. Isso porque, para ela, é fundamental reforçar que Shirley não tem piedade de si mesma e não é a ''coitadinha'' da história. ''Conversei bastante com o Fred (Mayrink, diretor) e com o Daniel (Ortiz, autor) para ela não ficar chata. Shirley é potente, tem uma deficiência física, acorda às 4 da manhã para trabalhar na feira todos os dias. A autopiedade seria uma leitura burra de uma personagem maravilhosa'', avalia a atriz, que costuma ser escalada para fazer a mocinha e quer quebrar esse paradigma com o atual trabalho. ''A curva da personagem é incrível. Ela vai ter uma mudança drástica mais para frente na novela'', adianta.
Além da preparação corporal e as leituras junto ao elenco, Sabrina assistiu a alguns filmes que tinham personagens com alguma deficiência na perna. E foi atrás da atuação de Aracy Balabanian na novela ''Nino, O Italianinho", exibida pela Tupi em 1969. ''Ela fez uma manca, mas tinha pouco material. Também vi um filme com Audrey Tautou em que ela faz uma manca, mas a personagem tem a perna dura e eu não queria fazer assim'', salienta. Uma outra forma eficaz que Sabrina encontrou de fazer ''laboratório'' foi através dos vídeos que gravou com o próprio celular de pessoas que mancavam. ''Só no aeroporto fiz três vídeos para estudar o movimento das pessoas. Sou muito observadora, vou buscando de tudo'', reforça.  
''Haja Coração'' é a segunda novela com papel fixo que Sabrina acumula na Globo. A primeira foi ''Alto Astral'', também de Daniel Ortiz, em que interpretou a romântica Itália. A estreia na emissora, inclusive, foi uma experiência marcante para a atriz. Na ocasião, ela não se sentia à vontade com a própria atuação. ''Não consegui render meus 100%. Sofri muito'', admite. O convite para integrar o elenco de ''Haja Coração'' serviu como uma ''prova de fogo''. ''Prometi para mim mesma que, se não rendesse e não fosse feliz, não faria mais tevê. Tem cenas que odeio, mas, tudo bem, a gente está encontrando o tom. Nesse momento, estou feliz e vejo que o caminho é esse. Estou me divertindo'', empolga-se.  
 
''Haja Coração'' – Globo – De segunda a sábado, às 19:20 h.

A autocrítica é uma característica forte em Sabrina Petraglia. Ela detesta assistir às suas cenas na tevê porque nunca fica satisfeita com o resultado que vê. Mesmo assim, faz um esforço. Afinal, é importante para ''aparar as arestas'' da personagem. ''Eu sofro assistindo. Mas o legal da televisão é que você tem um reconhecimento muito maior que no teatro e a oportunidade de falar com muita gente. Estou gostando disso'', frisa.

# Paulistana, Sabrina Petraglia está morando no Rio de Janeiro enquanto grava ''Haja Coração''.
# ''Cria'' do teatro, ela não pretende sair de São Paulo para investir mais na televisão. ''Isso é delicado. Tenho uma carreira de teatro em São Paulo bem estabelecida'', pondera.
# A atriz já está com quatro projetos engatilhados de teatro após o fim da trama das sete.
# Sabrina também já trabalhou no SBT. Ela atuou na novela ''Uma Rosa Com Amor'', exibida em 2010.

 

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]