Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

Variedades Quinta-feira, 23 de Junho de 2022, 07:58 - A | A

23 de Junho de 2022, 07h:58 - A | A

Variedades / TRÊS MESES NO AR

Pantanal perde força, desagrada e tem queda na audiência

Além de registrar números mais baixos de ibope, o remake de Bruno Luperi tem colecionado críticas na web, incluindo de críticos de TV



RANYELLE ANDRADE
DO METRÓPOLES

Em seus primeiros meses no ar, Pantanal protagonizou um sucesso como há muito o gênero das telenovelas não via. Mais que alavancar a audiência, a adaptação de Bruno Luperi conquistou a web, lançando diariamente nomes do elenco e personagens aos assuntos mais comentados das redes sociais.

 Agora, prestes a completar três meses no ar, o folhetim começa a sofrer com a alta expectativa que criou nos fãs e patinar no ibope.

 Entre 13 e 18 de junho, Pantanal fechou com 30 pontos de média semanal na Grande São Paulo, segundo dados divulgados pelo Notícias da TV, do UOL.

 Apesar de ter batido recorde geral na segunda-feira (13/6), com 33,1 pontos, a novela das nove perdeu fôlego na quarta-feira (15/6) e desde então não conseguiu recuperar a performance. Para se ter ideia da queda, o desempenho de sábado (18/6), de 27,3 pontos, marcou o pior sábado do folhetim em sete semanas.

A baixa coincidiu com menções negativas à novela nas redes sociais. Depois da sequência de tirar o fôlego em que Levi é comido vivo por piranhas, o público tem achado os diálogos repetitivos e arrastados.

 A começar pela protagonista, Juma Marruá, que além de insistir no mesmo texto —”‘num’ gosto”, “quero ir embora” e “você tá gostando do Tibério, Muda?” — tem se envolvido com Zé Lucas.

 Na primeira versão, de Benedito Ruy Barbosa, o caminhoneiro tentou abusar de Juma. Já na do neto do autor, eles estão atraídos um pelo outro, escolha que parte do público considerou de gosto duvidoso.

 A natureza da relação de Zuleica (Aline Borges) e Tenório (Murilo Benício) também tem deixado os telespectadores confusos. Independente e aparentemente honesta, ela é a maior defensora do grileiro de terras, apesar de ter sido tratada com “a outra” por ele durante a vida toda.

Mesmo sem demonstrar amor ou desejo sexual pelo homem, ela chega a ignorar que ele passou a vida negligenciando os próprios filhos, o que até o momento não faz o menor sentido. Até mesmo para quem já espera uma revelação importante que Benedito reservou para esse núcleo.

 Outras narrativas que não caíram no gosto da audiência foram a militância vazia de Guta, a personalidade indecisa de Joventino e a insistência de Filó em fiscalizar a vida sexual dos moradores da fazenda.

Até críticos de TV, que andavam animados com a qualidade do elenco e da produção de Pantanal, lamentaram os últimos dias. “Tô achando meio xarope a novela”, comentou o jornalista Chico Barney.

 “Tô achando a novela meio chata nestes últimos dias (saí correndo)”, brincou o crítico e pesquisador em telenovelas, Maurício Stycer.

 Resta saber se com a chegada de um novo núcleo com Marcela Fetter, Dan Stulbach e Rafael Solano, e do retorno de personagens como Gustavo (Caco Ciocler), Naiara (Victoria Rossetti), Zaqueu (Silvero Pereira) e Mariana (Selma Egrei), prevista para acontecer nos próximos dias, a novela vai voltar a pegar fogo, como o público adora.

 Fonte: https://www.metropoles.com/entretenimento/televisao/pantanal-perde-forca-desagrada-internautas-e-tem-queda-na-audiencia

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]