por Luana Borges/TV Press
Fotos: Divulgação/TV
O estilo “low profile” de Murilo Benício salta aos olhos. Mas não demora muito e o ator começa a divagar com certo entusiasmo ao falar sobre o novo trabalho. Prestes a voltar ao ar como o prefeito Adriano, na minissérie “Se Eu Fechar Os Olhos Agora”, ele enxerga no personagem mais uma oportunidade de se mostrar diferente para o público. Acostumado a fazer novelas há mais de 25 anos, Murilo reconhece que passou boa parte da carreira limitado ao formato de folhetim e aos estereótipos que são explorados nele. Mas descobriu nas séries uma forma interessante e atual de contar histórias. Além disso, estabelecer intervalos entre as produções é fundamental. “Chega uma hora em que ficamos um pouco vazios de personagem, então acho que precisamos ser mais criteriosos. Tem tanto ator que eu admiro que, às vezes, vejo fazendo a mesma coisa, mas percebo que é porque não se dá tempo de descansar. Tenho uma teoria agora: cada personagem precisa de nove meses para parir”, filosofa.
Ambientada na década de 1960, a minissérie aborda questões presentes ainda nos dias de hoje. Entre elas, o machismo e o patriarcado. Na trama, prefeito Adriano tem um estilo antiquário, até mesmo para a época. Assim que conheceu a sinopse de seu papel, Murilo se lembrou de uma amiga que viveu nos anos 60. “Ela me disse que mãe ia na sala para falar que o pai estava chegando e ela tinha de recolher todos os brinquedos e ir para o quarto. Isso tudo no Rio de Janeiro. Imagina em uma cidade do interior...”, surpreende-se. Para encarar o prefeito, o ator acabou encontrando algumas semelhanças com pessoas e relações do Século XXI. “Meu personagem tem uma forma bem real de retratar uma sociedade. Esse casamento frio que ele tem e a relação com os filhos fazem parte de uma realidade que a gente viveu e, de alguma forma, ainda vive”, observa.
Durante a maior parte das gravações, o elenco se reuniu em locações no interior de Minas Gerais. O clima nos bastidores estava tão de acordo com a atmosfera de época da história, que Murilo não tem nem recordação de ter gravado em estúdio. “Se a gente fez, eu nem lembro. E quando você está em locação, parece que já tem metade de uma coisa fazendo você acreditar na história”, salienta.
“Se Eu Fechar os Olhos Agora” é o segundo formato curto seguido em que Murilo se envolve. Recentemente, ele integrou o elenco de “Nada Será Como Antes”. Para o ator, o tempo da minissérie proporciona uma qualidade maior para o estudo do texto. Quando faz novela, ele não consegue se dedicar com a mesma intensidade. “É tanta coisa, que não dá para estudar. Ainda bem que tenho uma facilidade grande para decorar e decoro na hora. Na série, você tem quatro cenas por dia, em uma novela, tem 30”, compara.
Dupla dinâmica
Em um relacionamento com Débora Falabella desde “Avenida Brasil”, Murilo Benício divide cena mais uma vez com a amada. Em “Se Eu Fechar Os Olhos Agora”, os dois interpretam um casal poderoso na história. A parceria, inclusive, acontece até quando eles não estão em um mesmo projeto. “A gente divide muito o processo. Ela está fazendo um filme agora e eu li o roteiro inteiro com ela, dei minhas ideias”, conta.
Recentemente, Murilo decidiu se lançar como diretor de cinema. Em 2017, esteve à frente de “O Beijo no Asfalto” e acabou de dirigir seu segundo longa, “Pérola”. Sempre que chegava em casa depois do trabalho, o ator mostrava os “frames” para Débora e fazia questão de ouvir o que ela tinha a dizer. “Mesmo sem estar na minha equipe, ela trabalhou comigo, me ajudou a tomar muitas decisões. A gente confia muito na opinião artística um do outro”, orgulha-se.
Instantâneas
# Murilo Benício começou a se interessar por teatro aos 10 anos, depois de assistir a um filme de Charles Chaplin.
# Estreou na tevê em “Fera Ferida”, exibida pela Globo em 1993.
# Na adolescência, Murilo surfava nas praias do Rio de Janeiro, mas resolveu parar quando começou a trabalhar como ator.
# Entre as atrizes com quem Murilo já se relacionou, estão Alessandra Negrini, Carolina Ferraz, Giovanna Antonelli e Guilhermina Guinle.