Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

Variedades Quarta-feira, 17 de Abril de 2024, 10:36 - A | A

17 de Abril de 2024, 10h:36 - A | A

Variedades / O Simpatizante

Visões de uma guerra de interesses

Livro premiado que oferece uma nova perspectiva da Guerra do Vietnã ganha adaptação para o streaming, com Hoa Xuande e Robert Downey Jr. no elenco



A Guerra do Vietnã foi um dos conflitos armados que mais simbolizou o período de Guerra Fria, no qual os Estados Unidos e a Rússia travavam um combate ideológico por áreas de influência no mundo. No Vietnã, os estados do Sul (capitalista) e do Norte (comunista) entraram em uma sangrenta guerra civil que culminou na morte de milhares de pessoas, incluindo civis e combatentes.

A guerra se encerrou com uma retirada patética das tropas americanas e a unificação do país. Esse período de grandes turbulências e manifestações sociais foi retratado no livro “O Simpatizante”, de Viet Thanh Nguyen, lançado em 2015 e vencedor do prêmio Pulitzer, que será adaptado para uma série na Max.            

Com o mesmo título da obra original, a produção chegará a plataforma de streaming no dia 14 de abril e contará com sete episódios. “O Simpatizante” é estrelado pelo ator Hoa Xuande (“Cowboy Bebop”), que interpreta um espião comunista meio francês e meio vietnamita.

Depois da Guerra, o personagem é exilado para Los Angeles, onde é incorporado a uma comunidade de refugiados vietnamitas. Lá, ele vai começar a trabalhar como consultor de filmes norte-americanos que contam sobre a história da Guerra do Vietnã. No processo, o personagem também irá conhecer pessoas novas e iniciar relacionamentos amorosos complicados.        

     O ator Robert Downey Jr. também está presente no elenco e na produção executiva de “O Simpatizante”. Uma questão curiosa é que ele não possui apenas um papel, mas dá vida a uma série de personagens com caracterizações e sotaques diferentes.

Cada um deles tem como objetivo representar uma faceta da elite social, econômica e política dos Estados Unidos, construindo uma crítica ao imperialismo norte-americano, que prega uma ideia de superioridade, missão divina e civilizatória do país em relação aos demais, defendendo a interferência estadunidense em questões políticas e sociais ao redor do mundo.

  Link para o trailer de “O Simpatizante”: https://youtu.be/4_PnIkINi7c?si=AuV3b0VH7DyLE7RY     Curta a página da coluna “Via Streaming” no Facebook em www.facebook.com/colunaviastreaming  

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]