Sábado, 30 de Agosto de 2025

Agronegócio Segunda-feira, 16 de Setembro de 2019, 00:00 - A | A

16 de Setembro de 2019, 00h:00 - A | A

Agronegócio /

Frigoríficos da região são habilitados a exportar carne bovina para a China



Assessoria

O setor frigorífico de Mato Grosso espera um incremento de pelo menos 40% nas exportações a curto prazo, após a habilitação de sete unidades do estado para venda ao mercado chinês.
 A habilitação, anunciada na semana passada, abrange seis frigoríficos de carne bovina e um de carne suína e de frango. No abate bovino, na região norte foram habilitadas as plantas Vale Grande, de Matupá e frigorifico Redentor, de Guarantã do Norte. Carne de frango, a planta de Lucas do Rio Verde. 
Com a habilitação das outras seis unidades, a capacidade total de abate apto ao mercado chinês mais do que triplica, passando a 9.540 animais por dia. O volume corresponde a mais da metade do total abatido em Mato Grosso atualmente, que chega a 17 mil animais/dia.
No caso da carne suína e de frango, a capacidade da unidade de Lucas do Rio Verde é de 110 mil suínos e 7 milhões de aves por mês. De acordo com o diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso e Rondônia (Sindifrigo), Jovenino da Cruz Borges, o comércio de carne suína com a China é muito promissor, uma vez que o país é grande consumidor do alimento e, recentemente, sofreu com a ocorrência da peste suína e não está importando dos Estados Unidos.

Nenhuma unidade do estado era habilitada até então nesses segmentos, embora 80% da carne suína produzida em Mato Grosso já fosse destinada ao mercado externo, especialmente a Rússia

Ele informa que 23 frigoríficos mato-grossenses tentaram a habilitação. Os que ainda não conseguiram deverão fazer nova tentativa, após rever o preenchimento dos questionários e corrigir eventuais falhas nos documentos.
De acordo com o Observatório da Indústria da Fiemt, apenas o segmento de gado bovino emprega 22.695 pessoas em Mato Grosso, com uma massa salarial anual de R$ 486 milhões. São 80 estabelecimentos no total, sendo 20 de grande porte, 13 médios, 10 pequenos e 37 microempresas.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]