Reportagem
Mato Grosso do Norte
A Administração Municipal de Nova Monte Verde, realizou na sexta-feira, 4, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, evento público direcionado aos produtores de leite do município.
Nesta oportunidade realizou-se a formalização das inscrições e assinatura do “Termo de Adesão e Compromisso” do Programa “Na Rota do Leite”, já previsto na Lei nº 1.338 de 08 de abril de 2025, encaminhada e aprovada pela Câmara de Vereadores do Município.
O programa foi desenvolvido e estruturado com o objetivo de capacitar os produtores, buscando aumentar a produtividade, melhorar a qualidade do leite e priorizar a produção economicamente sustentável e ambientalmente correta.
Além da capacitação, o programa irá prestar aos vinte e oito produtores selecionados, durante dezoito meses, assistência Técnica Agronômica e Veterinária, para produção de silagem e melhoramento genético.
Também irá fornecer de forma gratuita, calcário para correção de solo e sêmen convencional e sexado.
Além desses insumos, o programa também prestará serviço de trator para o plantio do milho, tratos culturais e colheita para produção de silagem, além de serviços para recuperação de pastagem, totalizando vinte horas de trator para cada produtor em uma área de até 2 hectares.
O Secretário Municipal de Agricultura, durante o evento, comentou sobre os desafios que o setor leiteiro vem enfrentando e as dificuldades inerentes da atividade na região, reforçando a importância do programa e agradecendo a gestão municipal pelo empenho direcionado ao setor.
O evento contou com a participação dos produtores, vice-prefeita, vereadores e secretários. O prefeito Edemilson Marino, ao se dirigir aos presentes, reafirmou o compromisso com o programa. Ele também anunciou que já está sendo adquirido um trator, que será destinado às atividades da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, para atender inclusive ao programa Rota do Leite.