Natalia Emanoela
Mato Grosso do Norte
Jornal Mato Grosso do Norte procurou a equipe da COA- A Centro-Oeste Airports - para obter informações dos investimentos e melhorias no Aeroporto Piloto Osvaldo Marques Dias em Alta Floresta e o fluxo de passageiros que embarcam e desembarcam no local. E obteve as seguintes respostas:
Obras - As obras de ampliação do terminal aeroportuário de Alta Floresta [aeroporto Piloto Osvaldo Marques Dias] seguem em ritmo acelerado.
Os investimentos tem o objetivo de modernizar o ambiente para embarque e desembarque de passageiros.
A COA - concessionária de responsável pelos aeroportos de Cuiabá, Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis- afirma que iniciou as obras de modernização e ampliação dos quatro aeroportos que administra em Mato Grosso.
No total, o investimento será de mais de R$ 500 milhões e a previsão para o término é dezembro de 2023.
As obras seguem dentro do prazo. No total, o investimento será de mais de R$ 500 milhões e a previsão para o término é dezembro de 2023.
O Aeroporto, atualmente com 980 metros quadrados de áreas, o terminal passará a ter mais de 2 mil e 300 metros quadrados.
No lado ar [Área operacional, também denominada lado ar] as obras vão trazer ampliação da faixa de segurança, além de novas áreas de segurança de final de pista, novo cercamento, implantação de PAPIs [auxílio visual de precisão que orienta o piloto a adquirir e a manter a aproximação correta da pista até o pouso] e ampliação do pátio de aeronaves, com aumento da capacidade operacional e incremento na segurança.
Com a entrega das obras no final deste ano [conforme a previsão da concessionária] a previsão é que novas empresas aéreas sejam atraídas para atuar na rota de Alta Floresta, proporcionando opções para a população que usa o transporte aéreo para suas viagens. Atualmente, apenas a Azul Linhas Aéreas faz linha para Alta Floresta.
Fluxo de passageiros - De modo geral, em 2022, comparado a 2021, os Aeroportos administrados pela COA em Mato Grosso – Alta Floresta, Sinop, Rondonópolis e Cuiabá - registraram aumento de 37% no número de passageiros, considerando apenas a aviação comercial.
No total, mais de 3,3 milhões de pessoas embarcaram ou desembarcaram nos empreendimentos durante o ano de 2022. O movimento de aeronaves também aumentou – 22% em relação ao ano anterior, com mais de 48 mil pousos e decolagens.
O Aeroporto de Alta Floresta, registrou crescimento de 8% no número de passageiros em 2022, na comparação com 2021, com quase 55 mil pessoas embarcando e desembarcando no local. Mais de 610 aeronaves passaram pelo aeroporto em 2022, crescimento de 15,76% em relação a 2021.
Conforme Marco Migliorini, diretor presidente da Centro-Oeste Airports (COA), no primeiro semestre de 2023, o Aeroporto Piloto Osvaldo Marques Dias, em Alta Floresta, manteve o mesmo patamar de movimentação do primeiro semestre de 2021, com mais de 26 mil passageiros, entre embarques e desembarques. E, aproximadamente, 290 aeronaves pousando ou decolando.
Além das obras, que vão trazer um novo terminal, ao longo dos últimos anos, a COA fez uma série de intervenções importantes no Aeroporto de Alta
Foto/ Mato Grosso do Norte

Floresta, como:
Sustentabilidade
- Troca das lâmpadas do terminal de passageiros por LED;
Melhorias de infraestrutura
- Manutenção do Sistema de Balizamento;
- Manutenção do PAPI (Precision Approach Path Indicator);
- Atualização da sinalização horizontal do pátio de manobras (concluído)
- Instalação de Cortina de Vento nas portas do embarque e desembarque (concluído);
- Instalação da sinalização vertical (em andamento);
- Aprovação na Inspeção Remota AVSEC/2021;
- Adequação de salas operacionais;
- Instalação de Monitor com informações relativas à SAFETY e SECURITY na área operacional;
- Instalação de portas automáticas na entrada e saída do terminal de passageiros;
- Construção de banheiros públicos;
- Instalação de circuito de câmeras de segurança de última geração;
- Reforma do sistema de rede elétrica e dados da unidade;
- Instalação de sistema de áudio no terminal de passageiros;
- Medição de atrito e macrotextura da PPD;
- Aprovação da Versão Atualizada do PSA-SBAT (Programa de Segurança Aeroportuária);
- Atualização do PBZPA (plano básico de zona de proteção de aeródromo) e PZR (Plano de Zoneamento de Ruído);
- PDIR (Plano Diretor Aeroportuário) – Aguardando aprovação dos órgãos competentes.
Experiência do Usuário
- Instalação/disponibilização de Wifi Pública “Aeroporto Livre” de alta velocidade;
- Climatização do TPS (Terminal de Passageiros – com manutenção nos equipamentos existentes e aquisição de novos equipamentos para climatização da área pública interna);
- Atualização do SIV (Sistema de Informação dos Voos) – Substituição das telas de 32” por telas de 55” com alta definição e tecnologia atual.