Quarta-feira, 09 de Julho de 2025

Atualidades Segunda-feira, 02 de Agosto de 2021, 00:00 - A | A

02 de Agosto de 2021, 00h:00 - A | A

Atualidades /

ALTA FLORESTA: Município irá publicar mais um decreto para conter avanço da covid-19



José Vieira do Nascimento
Editor Mato Grosso do Norte

O Ministério Público Estadual [MPE] recomendou, na sexta-feira, 30, que a prefeitura de Alta Floresta, implemente medidas para conter o avanço de casos de convid-19 no município. Nas últimas semanas, como já noticiado por Mato Grosso do Norte, o registro nos números de casos da infecção, cresceu.
No boletim de sexta-feira, 30, foram registrados 403 casos ativos confirmados e 117 suspeitos. Os casos acumulados são 9.524.  
No entanto, as autoridades de saúde do município dizem que muitas pessoas com os sintomas da covid-19 não procuram a Síndrome Gripais para fazer o exame. E o número de infectados deve ser bem maior. 
Diante disto, a prefeitura deve anunciar até na terça-feira, as medidas de restrição que serão adotadas, através de um novo decreto. 
A secretária municipal de Saúde, Sandra Mello, reiterou à Mato Grosso do Norte, neste domingo, que o Ministério Público Estadual, recomendou a prefeitura, na sexta-feira, que num prazo máximo de 5 dias, tome medidas mais restritivas para contenção do aumento de casos de covid-19. 
“A decisão vai ser tomada com amparo técnico. Vamos sentar com os médicos e as pessoas capacitadas para nos orientar e vamos tomar uma decisão sim com relação ao comportamento do município. Mas é preciso que a população entenda que o aumento de caso se deve a uma questão comportamental. E a decisão que iremos tomar será para frear o comportamento populacional. O comércio vem tentando se adaptar as regras, mas a população, infelizmente, está promovendo aglomeração e festas e não seguem o protocolo”, enfatizou a secretária em uma entrevista à tevê Nativa no sábado, 31.    
Dr. Luiz Wagner, que coordena os trabalhos de fiscalização da Vigilância Sanitária, disse [também em entrevista à tevê Nativa] que as pessoas ainda tem uma interpretação equivocada a respeito da pandemia, achando que o vírus é apenas uma gripe, não vão procurar ajuda e este seria o principal motivo para os casos estarem aumentando. 
“Mas não é só uma gripe! E se você tem algum sintoma gripal, tem que buscar ajuda, ir na policlínica e buscar avaliação médica, para que a gente possa conter a disseminação do vírus. Se não conseguirmos isolar o paciente que está positivo, este número não vai parar de crescer”, disse dr. Luiz.
Segundo o médico, uma das causas da contaminação é a pessoa achar que não esta doente e continuar fazendo aglomeração. 
O paciente que comparecer no atendimento para a covid-19, de imediato já é considerado como caso suspeito. “Quem garante que não é a covid. A ideia é justamente isolar este paciente. Senão fazer o exame e a pessoa suspeita não se isolar e continuar aglomerando, vai positivar a família e continua a cadeia de contaminação”, explica
O médico ressalta que se a população respeitasse o protocolo de segurança, a situação de infecção poderia ser diferente. 
“Se respeitasse quando se pede, já seria de grande valia e não precisaria fechar nada, porque ninguém quer proibir ninguém de trabalhar e ganhar o seu sustento. Mas o problema é que as pessoas não respeitam. O cidadão deveria ter responsabilidade com ele e com sua própria família”, comenta o médico.  
O corpo clínico da secretaria de Saúde do Município vai auxiliar e orientar a administração municipal a tomar mais esta decisão sobre as medidas preventivas que serão adotadas no combate a pandemia do coronavírus. 

Ministério Público Estadual recomendou a prefeitura a tomar medidas mais restritivas para contenção do aumento dos casos num prazo de 5 dias

“Neste momento com esta elevação de casos, com aumento de 90% em 10 dias, deveria ser limitado os horários de funcionamento de alguns estabelecimentos do comércio, sim. De dia não existe aglomeração porque as pessoas estão trabalhando e não tem tempo para fazer festa”, disse dr. Luiz.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]