Nos dias 09 e 17 de janeiro de 2026, a equipe do Expressão Centro de Artes participará da Capacitação em Acessibilidade como parte das ações do Projeto “Expansão Criativa - Impulsionar talentos e ampliar horizontes”, aprovado no Edital Nº 17/2024/SECEL/MT - MT Criativo - Edição Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura - PNAB Ciclo I. O projeto visa possibilitar a diversificação dos serviços e o melhoramento da qualidade das modalidades atualmente oferecidas pelo estúdio, para garantir crescimento e posicionar o empreendimento como referência no ensino de artes na região.
A formação em acessibilidade, conforme explica Cassiane Leite, gestora do estúdio, é realizada através de uma parceria com a Provida - Clínica Integrada em Saúde e tem como foco capacitar a equipe para realização do suporte individualizado para pessoas com TDAH, Autismo (TEA) ou outras atipicidades nas atividades da instituição, bem como, garantir a inclusão nos processos coletivos. A capacitação ainda visa trabalhar a conscientização contra o capacitismo nos mais diversos espaços, inclusive, fora da sala de aula.
Cassiane explica que a inserção da capacitação no Projeto busca garantir um atendimento inclusivo ao público neurodivergente que já é atendido pelo estúdio, como é caso das alunas e alunos autistas, pessoas com TDAH, Síndrome de Down, entre outros. “Nosso objetivo é atender melhor a demanda que a gente já tem. Agir adequadamente a cada realidade e garantir a inclusão de todas as pessoas em todos nossos espaços, desde as redes sociais, na hora que chega na recepção, até o trabalho em sala”, salienta.
A capacitação será conduzida por uma equipe de três profissionais especializados e acontece no Espaço Cultural TEAF, localizado na Perimetral Rogério Silva. O Teatro Experimental de Alta Floresta também é parceiro da ação e parte de sua equipe também participará da capacitação oportunizada pelo estúdio Expressão Centro de Artes.
Mequiel Zacarias Ferreira / Assessoria Expressão Centro de Artes









