Assessoria
Atentos aos clamores do lema que alertam, sobre a real necessidade de se erradicar, a fome e garantir direitos, com comida de verdade, democracia e equidade, os conferencistas buscaram durante a reunião ampliada, o fortalecimento das ações, e o compromisso, agregado ao efetivo envolvimento de todos.
Durante as discussões, que foram propostas pelos eixos temáticos, o entendimento de que, a produção de alimentos sustentáveis, como instrumento motivador para sanar os desafios da superação da fome no país, e garantir o acesso à comida de verdade, com qualidade e de forma inclusiva e saudável, foi unanime entre os grupos de trabalhos.
De acordo, com o prefeito Edemilson Marino, a conferencia, correspondeu as expectativas, atingindo os objetivos que conduziram os participantes, a proporem novas diretrizes, que servirão de base, para a formulação e implementação das políticas públicas que assegurem o direito à alimentação adequada e saudável, observando os princípios da equidade alimentar.
foto/ Assessoria
“Aproveito e faço um apelo especial a todos os nossos agentes públicos, em todos os níveis de decisão: Que cada escolha seja norteada pela real necessidade de quem mais precisa. Que as Políticas Públicas sejam ferramentas efetivas para combater as desigualdades distantes de quaisquer atos populistas que desviem o foco do nosso compromisso maior. E que essa responsabilidade se estenda a cada cidadão”.
Com mais de trinta anos de atuação ativa em ações sociais, com destaque na Pastoral da Criança, Euripia de Faria Silva, ministrou a palestra magna, abordando o tema central da conferência, que serviu como parâmetro, para que os participantes em grupos de trabalhos, debatessem os três seguintes eixos temáticos:
Eixo 01- Determinantes estruturais e macro-desafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional.
Eixo 02- Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e, Politicas Publicas garantidoras do Direito Humano a Alimentação Adequada.
Eixo 03- Democracia e Participação Social.
Depois de concluídos os trabalhos da 1ª Conferencia Municipal, foram escolhidos por voto aberto, eleitos por maioria absoluta os seguintes delegados titulares e suplentes por segmento: Lucas Michael Colnaghi (1ª Titular), Rosangela Aparecida dos Santos Silva (2ª Titular), Ana Lúcia P. dos Santos Luzini (1ª Suplente), Urbano Moreira (2º Suplente). Representantes do Poder Público: Adilson (Titular), Cibele (Suplente).
De acordo com a Primeira-dama e gestora municipal de Assistência Social Joane Moreira, o evento realizado em Nova Monte Verde, teve como marca principal, a participação expressiva da comunidade, que mais uma, vez uniu-se ao governo municipal, com o firme propósito de contribuir positivamente na construção de estratégias para erradicar a fome e promover ainda mais a alimentação de qualidade no município.
A realização desta conferência em âmbito municipal, veio para consolidar o importante avanço para o diálogo, entre governo e a sociedade civil, em busca de soluções conjuntas e concretas que produzam a resolutividade esperada por todos os envolvidos. “Estamos focados, na proposta de unir os esforços em torno deste tema. Temos o pleno entendimento que, garantir comida de verdade para as famílias, é mais do que uma simples meta, é sobre tudo, o importante compromisso assumido pela administração municipal, com a dignidade humana, e com a justiça social”, enfatizou Joane Moreira, Primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania de Nova Monte Verde, Nossa Cidade, Nosso Orgulho.








