Quarta-feira, 02 de Julho de 2025

Atualidades Quarta-feira, 20 de Abril de 2022, 06:43 - A | A

20 de Abril de 2022, 06h:43 - A | A

Atualidades / Qualificação profissional

Diretor do Senai anuncia inauguração da Unidade de Alta Floresta em maio

Escola do SENAI em Alta Floresta já será inaugurada com o início das aulas das primeiras turmas



José Vieira
Mato Grosso do Norte

O diretor Regional do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- de Mato Grosso, Carlos Eduardo Braguini, visitou Alta Floresta na quarta-feira, 13, e vistoriou a obra do SENAI na cidade, que está em fase de conclusão, e anunciou que a entrega da Unidade será no dia 24 de maio.
Conforme ele, houve atraso na entrega devido ao período de pandemia. Mas agora, boa parte da obra já está feita.
“O Sistema da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, tem o prazer de entregar para a sociedade, com as indústrias da região de Alta Floresta, um novo empreendimento de Educação, que é o Senai”, assegura Carlos Eduardo.
O espaço, conforme o diretor, a princípio tem capacidade para abrigar 250 alunos por turno, com salas de aula, ambientes administrativos, ambientes educacionais, laboratórios de informáticas, laboratórios de manutenção de computadores, laboratórios de eletricidade predial e laboratório de eletricidade industrial.
Além disso, Carlos explica que há as estratégias flexíveis para trazer para a Unidade de Alta Floresta, quites de componentes didáticos, para atender demandas customizadas dos setores locais.
“Aqui temos dois Sindicatos importantes que compõem a Federação das Indústrias, o Simenorte e Simonorte, que compreendem um grupo de indústrias que precisam de mão de obra e de formação de seus quadros para serem mais competitivas e produtivas dentro do negócio que operam. E o Senai é uma alternativa para a sociedade, para os jovens que buscam o primeiro emprego, para os que já estão no mercado e precisam se requalificar para se tornarem pessoas preparadas para ir para estas indústrias”, enfatiza Carlos.
De acordo com ele, o SENAI será mais uma opção de formação profissional para a região. “Sabemos da importância da Educação para a sociedade e o SENAI já vai ser inaugurado com alunos dentro de sala e com uma perspectiva muito grande de crescimento nos próximos anos, condicionada ao crescimento do município”, disse.
“Sabemos que Alta Floresta vem numa crescente e com tendência de continuar crescendo ainda com mais protagonismo no Estado de Mato Grosso. E o SENAI oferecerá oportunidade para as pessoas se prepararem para este crescimento. A cidade precisa de pessoas preparadas para atender as demandas”, acrescenta Carlos Eduardo.

E o Senai é uma alternativa para a sociedade, para os jovens que buscam o primeiro emprego, para os que já estão no mercado e precisam se requalificar para se tornarem pessoas preparadas para ir para estas indústrias

Para o presidente do Sindicato dos Madeiros do Extremo Norte de Mato Grosso, Simenorte e vice-presidente da Federação das Indústrias- FIEMT/MT- empresário Frank Rogieri, a Escola do SENAI em Alta Floresta é um sonho antigo da região que está se concretizando.
“A cidade está crescendo muito, aumentou as demandas e o SENAI vem atender os anseios de nossa região. Será uma qualificação profissional. Hoje sabemos que existe uma carência de profissionais qualificados e esta Unidade vai dar a oportunidade para os jovens e adolescentes se qualificarem e chegar ao mercado de trabalho com melhores condições, ampliando seu leque de oportunidades para que possam se inserir no mercado de trabalho”, avalia Frank.
De acordo com ele, não somente as indústrias, mas também o comércio, vão poder usufruir das ofertas destes profissionais.
“Muitas vezes, os nossos jovens tinham que sair para outras cidades para se qualificarem e acabam não voltando mais para cá. E agora, Alta Floresta terá o SENAI e quando estiver em pleno funcionamento, terá capacidade para atender 750 alunos em três turnos. Será um marco na história de Alta Floresta”, observa Frank.

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]