Ilson Machado
Mato Grosso do Norte
Tudo já está sendo finalizado para as eleições que são realizadas a cada 4 anos para o cargo de Diretor-Geral dos 19 Campus e Reitor do IFMT- Instituto Federal de Mato Grosso , para o quadriênio 2025 - 2029.
As informações são de Bruno de Melo Delatin, Presidente da Comissão Eleitoral do Campus IFMT Alta Floresta. Bruno disse que o período de campanha iniciou dia 05/10 e termina dia 22/10. A votação será realizada dia 23, das 8h às 20h pelo sistema online Helios voting. O aluno, dentro do horário de votação, poderá acessar e votar de onde estiver
Poderão votar os docentes, técnicos e discentes. Em Alta Floresta dois candidatos colocaram o nome para concorrerem ao cargo de Diretor-Geral: Marcos Luiz Peixoto Costa (atual Diretor-Geral) e Gislaine Campos dos Santos.
Bruno de Melo Delatin explica quais as regras estabelecidas para a eleição. Segundo ele, são muitos critérios que o candidato deve cumprir para se candidatar ao cargo de Diretor-Geral. Para concorrer, o candidato se inscreve e a sua inscrição é homologada por uma comissão eleitoral local, formada por servidores do segmento docente, técnico-administrativo em educação e discentes.
Os critérios, conforme Bruno, são estabelecidos por uma série de regulamentos e leis. O mais importante é o eleitoral construído com a participação da comunidade do IFMT, através de processo de consulta.
Exigências - Preencher os requisitos exigidos para a candidatura ao cargo de Reitor(a) do IFMT; possuir o mínimo de dois anos de exercício em cargo ou função de gestão na instituição; ou ter concluído com aproveitamento, curso de formação para o exercício de cargo ou função de gestão em instituições da administração pública.
Nesta eleição de 2024, pela primeira desde sua criação, o IFMT, que conta com 19 Campi em Mato Grosso, além de cinco núcleos avançados, somando cerca de 25 mil alunos, e com orçamento de quase R$ 500 milhões, terá candidatura única para reitoria.
O professor Júlio Cesar Santos, que já foi Diretor-Geral do campus Alta Floresta, é candidato único e será reeleito para mais quatro anos de gestão. O diretor será o primeiro reitor a renovar o mandato sem concorrente na instituição, que foi criada em 1909, instituída como Escola de Jovens Aprendizes e Artífices, depois passou a ser Escola Técnica Federal, por conseguinte CEFET, e no ano de 2008, recebeu a nomenclatura de IFMT.
Na quarta-feira, 23, 19 mil votantes, entre estudantes, técnicos administrativos e professores de todos os Campi vão estar envolvidos na escolha de diretores e do reitor.
Candidata - A Bibliotecário-Documentalista do IFMT, Gislaine Campos dos Santos, candidata a Diretora Geral do IFMT/AF, disse que “escolheu se candidatar para o cargo porque gostaria que o IFMT- Campi Alta Floresta- e o Centro de Referência Paranaíta, se consolidassem como a melhor e mais importante instituição educacional da região, atingindo assim sua missão que é “educar para a vida e para o Trabalho”.

Gislaine Campos dos Santos
Gislaine afirmou que está confiante, pois tem em sua trajetória de serviço prestado, um desempenho honroso como servidora pública federal, com prêmios e ações valorosas ao público interno e externo.
“Se eleita, afirmarei um compromisso como todos que estão ligados de alguma forma direta ou indiretamente à instituição, de conduzir uma gestão para todos, pautados ao zelo, cuidado como as pessoas, a valorização do protagonismo individual, respeitando as diferenças, amor social e compromisso pelo bem comum, abraçado por uma comunicação efetiva cheia de clareza para todos”, disse a candidata.
“Minhas pautas de ações serão Voltadas aos alunos, equação do espaço de descanso; melhorar os suportes educacionais como os laboratórios e a Fazenda experimental; consolidar e fortalecer os eventos culturais, esportivos e artísticos que são da conjuntura do IFMT como todo. E garantir suporte e amparo para todos os alunos do Ensino Médio e os nossos universitários através das políticas educacional. E asseguro ao nosso corpo docente, aos técnicos administrativos e aos nossos colaboradores, uma administração participativa e democrática, seguida de uma comunicação efetiva e clara a todos”, completa Gislaine.

Marcos Luiz Peixoto Costa
Já o Marcos Luiz Peixoto Costa, atual Diretor-Geral do Campi Alta Floresta, que também concorre ao cargo, está em Sinop participando dos Jogos do IFMT (JIFMT). Ele preferiu não falar sobre as eleições.