Notícia Vip
Aconteceu na quarta-feira, 23, no Setor Industrial, a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Concessionária Águas de Matupá. Participaram do evento Diretores Executivos da Empresa, Vereadores e representes do Departamento Municipal de Vigilância Sanitária, Engenheiros e Técnicos da Aegea MT.
A ETE ocupa uma área de aproximadamente 10.000 m² de construção, que por sua vez, é composta por uma moderna e tecnológica estrutura que será responsável pelo tratamento dos resíduos domiciliares, cuja capacidade de tratamento é de 15 litros/segundo, cobrindo nesta etapa inicial 70% do perímetro urbano da cidade. Para a operacionalização da Estação de Tratamento de Esgoto também foram executados serviços de construção da rede coletora, sistema de coletores tronco, estações elevatórias e as linhas de recalque.
“Esperamos que haja uma adesão maciça por parte da municipalidade, ao requerer a interligação junto a nossa unidade, pois o tratamento do esgoto é fundamental para o planejamento urbano, a qualidade de vida das pessoas e a sustentabilidade socioambiental”, comentou o Diretor Executivo da Águas de Matupá, Leonardo Menna Barreto. A ETE foi oportunamente visitada e inspecionada pelos Técnicos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, que fará a verificação dos padrões de qualidade e eficiência na prestação, manutenção e na operação do sistema.
O Diretor Presidente da Águas de Matupá, Eduardo Lopes Barbosa de Oliveira, fez questão de frisar que a estação de tratamento de esgoto está pronta para fazer a recuperação de águas contaminadas pelo, esgoto doméstico, comercial, ou outros processos. “Estamos cumprindo um compromisso assumido com o Ministério Público Estadual, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e consequentemente com a municipalidade. São fortes investimentos na infraestrutura, equipamentos e aparelhamento, visando a minimização dos impactos negativos ao meio ambiente. A Empresa Águas de Matupá está adotando as medidas de saneamento básico para acelerar a purificação da água antes de devolvê-la à natureza”, disse Eduardo Lopes.
O sistema de coleta e tratamento de esgoto já está disponível para aos Bairros União, Jardim das Flores, Centro, Setor Industrial, Cidade Alta e Bom Futuro.
Os vereadores Elisandro Santos Soares, Silvano Ramos e Aloísio Nunes (Itaituba) estiveram na solenidade de inauguração e aproveitaram a oportunidade para solicitar da Diretoria Executiva da Águas de Matupá que continue trabalhando para chegar a 100% de cobertura na coleta e tratamento do esgoto sanitário.
Para eles, isso representa melhor qualidade de vida aos cidadãos e a preservação dos rios, córregos e riachos do entorno da cidade, uma vez que com a Estação de Tratamento de Esgoto fica mais difícil a contaminação.