Sexta-feira, 26 de Dezembro de 2025

Atualidades Sexta-feira, 26 de Dezembro de 2025, 09:07 - A | A

26 de Dezembro de 2025, 09h:07 - A | A

Atualidades / GLOBALIZAÇÃO

Internacionalização da Unemat vai da sala de aula ao "Cinturão do Milho" nos Estados Unidos

Com ações na Ásia, Europa, Oceania e Américas, Universidade consolida sua presença global



Hemília Maia | Unemat

A política de internacionalização da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) provou, entre 2023 e 2025, ser uma via de mão dupla em plena expansão. A Universidade não apenas abriu suas portas para o mundo, recebendo professores, delegações e alunos estrangeiros, mas também projetou seus próprios estudantes e servidores no cenário global.

As ações vão desde a pesquisa científica de ponta e missões diplomáticas até o intercâmbio prático "no chão da fábrica" ou, neste caso, "no coração do 'Corn Belt' americano". O balanço deste período mostra uma instituição conectada e dinâmica.

Américas: Da Estratégia à Prática

O diálogo com as Américas foi um dos pontos altos. No âmbito estratégico, a Unemat participou de reuniões com a Universidade de Minnesota (EUA), em agosto de 2025, e fortaleceu laços com a Universidade Indígena Boliviana (Unibol Guaraní), que enviou o professor Javier Humberto Rodriguez Herrera para o Congresso Intercultural Indígena.

Mas foi na mobilidade estudantil que a parceria com os Estados Unidos mostrou seu valor prático. Conforme noticiado em agosto de 2024, o acadêmico de Agronomia de Tangará da Serra, Gabriel Pagnussat Ceconello, realizou um intercâmbio de nove meses em Iowa, no "Cinturão do Milho" (Corn Belt), trabalhando diretamente em uma fazenda de produção de grãos.Ásia: O Eixo Mais Dinâmico

A Ásia se consolidou como o principal eixo de cooperação. A parceria com a Universidade de Ciência e Engenharia de Sichuan (Suse), da China, floresceu: em 2024, a professora Dan Xu chegou para lecionar mandarim e cursar mestrado na Unemat; em 2025, foi a vez da professora YangYang Hu assumir as aulas do idioma em Sinop.

Mestrandas em Linguística, Dan Xu, Dongquin Deng e Yudie Liu e a professora YangYang Hu | Foto: Deivid Fontes

Os alunos da Unemat também brilharam na China: em junho de 2024, uma equipe de Ciência da Computação de Cáceres (Bruno Ormonde, Ikaro David e Leo Walker) conquistou o 3º lugar na final mundial da Huawei ICT Competition.

Ligorio de Jesus Ximenes | Foto: Deivid Fontes

Fechando o ciclo, em julho de 2025, o pró-reitor substituto de Administração, Valter Gustavo Danzer, foi selecionado para um seminário de gestão na China. Paralelamente, a Unemat consolidou-se como o lar acadêmico para os timorenses, após receber os oito primeiros alunos em 2023, a instituição acolhe atualmente 17 estudantes do país asiático em cursos de graduação e pós-graduação. Um marco dessa parceria ocorreu em outubro de 2025, quando Ligorio de Jesus Ximenes tornou-se o primeiro timorense a obter o título de mestre pela Unemat (Programa de Genética e Melhoramento de Plantas), defendendo uma dissertação focada no melhoramento genético da teca.

Europa e Oceania: Pesquisa e Gestão

As frentes de pesquisa e gestão também avançaram. Em abril de 2023, a bióloga portuguesa Ana Filipa Palmeirim visitou o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais para planejar pesquisas conjuntas no Cerrado e Pantanal.

Reitora Vera Maquêa, embaixadora da República Tcheca Pavla Havrlíkivá, e chefe do Escritório de Representação de MT em Brasília, Leonardo Albuquerque, reunidos em Brasília

Em nível de alta gestão, a reitora Vera Maquêa se reuniu com a embaixadora da República Tcheca em 2025 para discutir parcerias em recursos hídricos e integrou a Missão Internacional da Abruem à Nova Zelândia, visitando oito universidades para fortalecer a cooperação técnico-científica.

A reitora Vera Maquêa e o assessor de Relações Internacionais, Anderson Amaral, sendo recebidos na mais antiga universidade da Nova Zelândia, a Universidade de Otago, localizada em Dunedin

 

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]