Assessoria
A mamografia é o exame mais usado no rastreamento do câncer de mama. Sem ela, a paciente fica à mercê do achado ocasional de um nódulo endurecido e indolor o qual só é perceptível quando a lesão atinge de 2 a 3 cm. Já o Papanicolau (também chamado de preventivo) é a principal estratégia para prevenção e/ou diagnóstico precoce da neoplasia maligna do colo de útero.
Para assegurar que as mulheres com idade entre 25 a 64 anos tenham acesso a esses dois exames de forma gratuita, a Prefeitura de Nova Monte Verde através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Alto Tapajós (CISRAT), firmou convênio com o Hospital de Amor de Barretos.
Nos dias 10 e 11 de outubro, realizou os dois exames em atendimento a várias mulheres que procuraram as unidades de saúde para fazer o agendamento prévio para que os procedimentos fossem realizados no próprio município.
Os exames em atendimento a várias mulheres que procuraram as unidades de saúde para fazer o agendamento prévio foram realizados
Com esta ação, a gestão municipal mantém o planejamento de seguir investindo na saúde com ações concretas que visam proporcionar mais qualidade de vida e melhorias no atendimento da população, sem que os usuários dos serviços públicos de saúde tenham que ser transferidos para outras localidades, como foi o caso do atendimento realizado pela unidade móvel do Hospital de Câncer de Barretos.
“Assumimos o município com o compromisso de melhorar o atendimento de saúde para a população. Fizemos investimentos importantes, construímos parcerias que estão dando resultados e hoje zeramos a fila de espera para mamografia. Isso é um avanço importante. Somente nesta etapa foram realizadas 80 mamografias além de 91 preventivos. Estamos atentos e continuaremos empenhados para que a nossa população seja bem atendida”, ressaltou o prefeito Edemilson Marino.